Continuando o roteiro de pessoas e lugares que nos inspiram na Zona Norte, fizemos questão de conversar com a família Fernandes, os donos do Bar do Luiz Fernandes, que segundo o anuário da Folha de São Paulo, é o melhor da cidade, e fica a 50 metros da loja Oppa.

Aqui contamos essa história e tentamos revelar um pouquinho do segredo desse sucesso todo.

Bar do Luiz Fernandes

Antes de ser dono de bar, seu Luiz tinha uma mercearia e vivia tranquilo, cuidando do negócio junto à dona Idalina, sua esposa. O primeiro desafio aconteceu em 1970 e já mostrou que o casal, hoje com quase 80 anos de idade, tinha visão empreendedora: com a chegada dos supermercados, as pessoas pararam de comprar em pequenas vendas de secos e molhados. Assim, surgiu a ideia de servir boas batidas e petiscos.

Bar do Luiz Fernandes

Na época, o espaço foi carinhosamente apelidado de Bar das Batidas, pelos clientes, e até hoje é famoso pelas bebidas. Foi logo no começo do bar que Dona Idalina criou a receita campeã, o bolinho de carne, e afirma que o segredo para dar consistência é o pão italiano. E ela insiste: “Tem que ser o italiano. E vai muito tempero também!” só pode ser verdade, afinal, os bolinhos são hoje o grande sucesso da casa.

Bar do Luiz Fernandes Bar do Luiz Fernandes

O divisor de águas

As bebidas, os petiscos e a qualidade do atendimento já eram consagrados entre os frequentadores do bar, que até então se instalava em uma pequena área da rua Augusto Tolle.

Em 2010, compraram a segunda casa, para melhorar assim a estrutura  e  receber os clientes, e sempre prezando por um fator essencial: não perder a qualidade dos produtos e nem a identidade simples e acolhedora do bar. Segundo seu Luiz Fernandes, “o reconhecimento e os prêmios vieram naturalmente. É o resultado de um trabalho feito com amor.”

Bar do Luiz Fernandes

Negócio de família

O Bar do Luiz Fernandes tem uma energia contagiante e um dos motivos é o envolvimento da família para o sucesso do negócio: todos conversam com os clientes, servem, colocam a mão na massa de verdade. Além do casal Luiz e dona Idalina, o filho Luiz Eduardo, hoje com 50 anos, trabalha em tempo integral no bar desde os 19 anos e agora a terceira geração se dedica a aplicar tendências e ideias inovadoras. As netas dos fundadores e filhas do Luiz Eduardo, Catarina e Carolina, estão em formação em gastronomia e nutrição e são responsáveis por atividades da casa, como a cozinha e os eventos.

Bar do Luiz Fernandes

A identidade

Espaço aconchegante, atendimento personalizado, uma estrutura de trabalho que funciona redondamente da cozinha às mesas, preço justo, samba, todas as marcas de cerveja e tradição. As pessoas sabem, ao frequentar o bar do Luiz Fernandes, que irão encontrar cada um desses fatores. Mesmo em busca de renovação constante e abertos a ideias novas, a essência do bar é encantadora e não muda.

Bar do Luiz Fernandes Bar do Luiz Fernandes Bar do Luiz Fernandes

Gostou? Aproveite, em sua visita à Oppa Santana (Rua Augusto Tolle, 543), para conhecer e se encantar com o carisma do casal e suas comidas e bebidas premiadas.

 

Bar do Luiz Fernandes

Rua Augusto Tolle, 610