Inspirados pela nossa chegada em Santana, exploramos um pouco mais a Zona Norte nos eixos: cultura urbana e design. A parada hoje foi a Biblioteca de São Paulo (BSP), situada ao lado do Parque da Juventude, no antigo Carandiru.

IMG_3441

Com o conceito de Biblioteca Viva e o intuito de promover e incentivar o gosto pela leitura, a BSP atende a comunidade do entorno em vários formatos: são cerca de 30 mil itens entre livros tradicionais, jornais, audiolivros, braile, CDs, DVDs, internet e jogos. Trata-se de um conceito inclusivo.

IMG_3456

A arquitetura do pavilhão de 4.257 m2 foge do padrão das bibliotecas tradicionais. A estrutura é formada por pilares e vigas que fazem do lugar mais parecido com uma livraria moderna do que com uma instituição pública. Fica mais fácil aproximar o público do que realmente importa: o contato com a cultura. Para isso, além da arquitetura moderna, a decoração foi estrategicamente: poltronas, cadeiras e pufes coloridos e confortáveis.

IMG_0930 IMG_0920 IMG_0917 IMG_3453 IMG_0877

Um lugar para todos

A parte de baixo da biblioteca atende ao público infantil e adolescente em cabanas coloridas, cadeiras e pufes. Tudo muito colorido para tornar o momento da leitura mais prazeroso para os jovens. No teto, enormes aviões de papel compõem e finalizam a parte interna.

O segundo andar é destinado aos adultos e possui toda a estrutura necessária: mesas, computadores, terraços com grandes pufes. Há também, nesta área, um espaço dedicado aos idosos. Uma estrutura preparada com cuidado para quem aprecia uma boa leitura. Ficou com vontade de conhecer? Então vai! 

IMG_3446

A Biblioteca de São Paulo fica aberta de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30 e fica no Parque da Juventude: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana Zona Norte