design-container-ECObridge (3)

Muitas vezes, soluções inovadoras são mais fáceis de encontrar do que a gente imagina, basta mudar a forma como a gente olha para as coisas. Quer um exemplo? Os containeres de transporte, acostumados a viverem por séculos empilhados em cais de portos, navios e trens agora se transformaram em alternativa inspiradora, barata e super criativa para a construção.

Segundo o Arch Daily, o primeiro método pra transformar containeres em espaços habitáveis apareceu em 1987. Ou, pelo menos, foi esse o ano em que Phillip C. Clark o patenteou (quem estiver com o inglês afiado pode ler aqui). Fato é que, a partir dos anos 2000, projetos com eles começaram a pipocar. Isso, por vários bons motivos: containeres descartados são relativamente baratos, estão por aí em abundância, são feitos de material bem resistente e reaproveitá-los significa economizar um bocado de energia para derretê-los (cerca de 8,000 kWh).

Mas como se não bastassem todos esses fatores, eles ainda são bonitos. Pra provar o nosso ponto, listamos 4 projetos que apostaram em containeres como elemento principal.

1. ECOntainer Bridge

O nome não engana. O projeto da ponte, assinada pela Yoav Messer Architects, é “eco” mesmo. Tanto que não só mereceu entrar pra nossa lista, como também foi selecionado para fazer a ligação entre dois pontos do parque ecológico Ariel Sharon, em Israel, num lugar que costumava ser usado como lixão.

O projeto ainda não saiu do papel. Mas a proposta é reutilizar containeres pra fazer toda a estrutura, que promete reaproveitar até a luz solar, com placas fotovoltaicas, para gerar energia.

design-container-ECObridge (2)

design-container-ECObridge (1)

2. APAP Open School

Quem assina o projeto dessa escola de arte em Anyang, na Coréia do Sul, é uma velha conhecida de quem acompanha a arquitetura sustentável, a Lot-Ek, dos italianos Ada Tolla e Giuseppe Lignano. Os dois estão habituados a desenvolver projetos com containeres e já fizeram instalações para vários museus famosos, como o MoMA e o Guggenheim, em Nova York.

No projeto da APAP, especificamente, várias coisas chamam a atenção: o ângulo no qual foram colocados alguns dos 8 containeres; o fato de eles estarem suspensos, apesar do peso; e até o tempo que levou pra construir, isto é, menos de seis meses!

design-container-APAP-3

design-container-APAP-2

3. Del Popolo Mobile Pizzeria

Nem barzinho, nem restaurante. Com a flexibilização da lei que regulamenta a comida de rua em São Paulo, um dos passeios mais interessantes e em conta na cidade tem sido descolar a janta num food truck. E o que isso tem a ver com a reutilização de containeres?

É que, com a ajuda de 4 designers e 180 mil dólares desembolsados, Jon Darsky transformou um deles na cozinha da Del Popolo, uma pizzaria móvel que serve delícias assadas em forno a lenha em vários pontos de São Francisco, nos Estados Unidos.

Pra aguentar o tranco, foi usado um caminhão de carga pesada, o que não é viável para food trucks no Brasil. Mas fica a ideia pro futuro, quem sabe?

design-container-food-truck-4

design-container-food-truck

4. Hub Box Exeter

Muita gente é a favor da reutilização de containeres, mas quem não gosta da ideia costuma citar o fato de eles serem pequenos demais pra formar um ambiente como motivo. Neste projeto, da inglesa Hooperberg Creative Collective, não. Bastou um único contêiner, colocado no cantinho da hamburgueria Hub Box Exeter, em Londres, pra montar a cozinha.

E o mais legal é que ele ficou superbem com os tijolinhos e com os canos à mostra, complementando a atmosfera industrial da lanchonete.

design-container-hubbox-3

design-container-hubbox-2