eiko-ojala

Pensar num desenho, recortar papéis de forma cirúrgica, fazer sobreposições, fotografar o resultado e finalizar tudo no computador. Acha que esses já seriam bons motivos pra admirar o trabalho do artista estoniano Eiko Ojala? Então aqui vai um melhor: ele nem precisa passar por todas essas etapas.

Pois é. Apesar da semelhança com os trabalhos de tactile design, que utilizam montagens de papel, todas as peças do Eiko Ojala que ilustram este post foram criadas com ilustrações à mão, finalizadas no computador. Mas pra quem acha que isso significa menos trabalho, melhor reconsiderar!

É que pra conseguir esse efeito 3D, que dá até vontade de tocar, o artista tem que ter o cuidado de só criar formas que possam ser reproduzidas no papel. Além, é claro, de colocar muito sombreamento pra dar o efeito de profundidade e sobreposição que fazem toda a diferença.

E o esforço é super válido! Tanto que Eiko Ojala já fez capas e editoriais de várias publicações bacanas como a New Yorker, a Scientific American, entre outras. Separamos alguns desses trabalhos logo abaixo pra deixar você babando. Olha só!

eiko-ojala-5

eiko-ojala-3

eiko-ojala-2

eiko-ojala-1

eiko-ojala-4

eiko-ojala-new-york-times

Mais trabalhos no portfólio. (Clique aqui)