Na teoria, chegar em casa depois de um dia frio deveria ser a melhor coisa do mundo. Só entrar, ficar descalço e livrar o corpo do peso do casaco. Mas a realidade de muita gente é o famoso tipo de casa que combina com a estação. Sabe aquela que é quente no verão e fria no inverno? Pois bem. Se a sua casa se encaixa nessa descrição, este post tá aqui pra ajudar. Abaixo, a gente dá 4 ideias pra deixar a casa quentinha. E o melhor é que nenhuma delas envolve circular pela casa com mantinhas ou ligar o aquecedor. ; )

Casa quentinha sem aquecedor

Mude a função e disposição das cortinas

Na sala pra assistir TV ou no quarto logo pela manhã, a principal função delas quase sempre é bloquear ou pelo menos diminuir a entrada do sol que, além de clarear, acaba esquentando os ambientes. Acontece que, no inverno, as duas coisas são exatamente o que você precisa. Por isso, em casa, veja quais janelas recebem mais sol e deixe as cortinas delas bem escancaradas durante o dia pro calor entrar. Já nas outras janelas e à noite, vale o contrário: usar cortinas grossas e fechadas pra ele não sair.

Casa quentinha no inverno sem aquecedor.

Feche as portas por onde passar

Já deu o azar de ir num restaurante em dia de frio, e pegar mesa perto da porta? Então você sabe a diferença que isso faz. E isso vale não só pra porta que dá pra fora, como também para a porta de todos os outros cômodos que você não estiver usando no momento. Assim, além de impedir correntes de ar que gelam a alma, todo o calor gerado pelo seu corpo, pela TV, computador, etc; ficará preso no lugar em que você estiver.

casa quentinha sem aquecedor.

 

Mostre seus dotes culinários

Televisão, computador, geladeira… quase tudo o que você usa em casa gera calor, inclusive sua presença. Mas nada disso proporciona um verdadeiro sistema de calefação como o fogão. Então, já que no inverno não dá vontade de comer comida fria mesmo, aproveita pra testar aquela receita de bolo ou pizza que apareceu na sua timeline. Assim já usa também o calor do forno para se aquecer enquanto espera ele assar.

Casa quentinha no inverno sem aquecedor.

Reorganizar os móveis para deixar a casa quentinha

Claro que ninguém precisa mudar o layout de casa só porque mudou a estação. Mas pra quem já tem mania de transformar o cenário de vez em quando, taí uma boa hora pra fazer isso. A dica é afastar um pouquinho o sofá da parede, principalmente se ela for externa. E lembra das janelas voltadas para o Sol? Na mudança, tire tudo da frente delas pra ajudar o calor a entrar!

Casa quentinha no inverno sem aquecedor.

Veja também: Flores que gostam de frio para decorar a sua casa no inverno.

Agora é hora de aproveitar as dicas e a estação mais fria do ano para maratonar as suas séries favoritas e experimentar aquela receita de sopa saborosa que você sempre quis comer.

Fotos: Reprodução/Pinterest. / Atualização de post publicado em: 30 de Maio de 2014.