alphaville

Já ouviu falar em bairros planejados? A proposta deles é criar uma espécie de cidade do interior supercompleta dentro de metrópoles como São Paulo. Banco, supermercado, parques, tudo o que você imagina, para os moradores darem conta de quase todos seus compromissos externos, com exceção do trabalho. E às vezes, nem isso! Já que eles também têm centros comerciais, clínicas, etc.

O isolamento pode ser polêmico, mas o Portal de Imóveis Viva Real vem observando que empreendimentos assim têm ganhado um número cada vez maior de entusiastas que adoram as atrações dos grandes centros, mas nem um pouco do trânsito ou da falta de segurança… Nos bairros planejados, além de várias facilidades para as pessoas não terem que tirar o carro da garagem, a prefeitura também dá uma concessão para que serviços como limpeza, iluminação e conservação das vias sejam feitos por ali mesmo, administrados por uma associação de moradores.

A ideia não é nova e chegou ao Brasil lá no século 20 com a inauguração do bairro Marechal Hermes, na zona norte do Rio de Janeiro, em 1913. De lá pra cá, os bairros planejados passaram por fases mais ou menos populares, voltando a aparecer em 1973, com a fundação de Alphaville, em São Paulo. E agora novamente, como mostram empreendimentos grandiosos como um bairro planejado em Recife (PE), de 5,2 milhões m², e outro em Perdizes, na capital paulista, com 250 mil m².

É mais uma alternativa para quem pensa em se mudar ou comprar a primeira casa ou apartamento!

Por Porta de Imóveis Viva Real.

Imagem 1 aqui, imagem 2 aqui, imagem 3 aqui e imagem 4 aqui.