oppa-maurice_03

A francesa Mademoiselle Maurice tem apenas 28 anos e é especialista em transformar papel em lindos origamis. Sua arte não consiste apenas em dobrá-los conforme a tradição japonesa, mas sim, em criar coloridas instalações pelas ruas de Paris. Para o Festival ARTAQ, em que participou agora, Maurice dobrou mais de 30.000 peças com a ajuda de crianças e idosos que vivem nas proximidades de onde estava sendo o evento!

A artista cresceu e estudou arquitetura na França, trabalhou em Genebra e em Marselha, e decidiu viver um ano no Japão. Até hoje, não consegue esquecer a explosão da usina nuclear de Fukushima, enquanto morava no país em 2011. Seus origamis podem parecer “ingênuos” à primeira vista, mas tornaram-se símbolos de sua paz. Sensíveis, eles foram uma maneira de ajudar Maurice a superar o acontecido. Enquanto cria, Mademoiselle tenta representar em cada uma de suas dobras, a harmonia, espiritualidade e equilíbrio que foram perdidos durante esse tempo.

oppa-maurice_04

Sua arte traz doses de arco-íris para o dia a dia das pessoas. Saber que por trás desses pedacinhos de papel há tantas histórias, os deixa mais bonitos e coloridos ainda. Lindo, não?

Via.

Por Carol Moré – Follow the Colours.