Post atualizado em 24/05/2019 às 14:01

Bateu a vontade de dar aquele up na decoração de um jeito rápido e sem gastar muito – como fazer essa mágica? Trocar os acessórios decorativos é a melhor resposta, já que mudam completamente a cara dos ambientes em instantes. E a melhor representante desse grupo são as almofadas decorativas, que vestem a casa com cores e aconchego, proporcionando aquele abraço gostoso no sofá, na poltrona, sobre a cadeira e até diretamente sobre o tapete.

Poltrona decorada com a Almofada Teca. Foto: Oppa.
Poltrona decorada com a Almofada Teca. Foto: Oppa.

Além de proverem conforto, as elas trazem personalidade aos ambientes – é como se representassem o mood do momento. Por que não alterar as almofadas quando entramos em outra estação, por exemplo? Uma sala com o clima do outono pode ter acessórios decorativos em tons fechados de amarelo, laranja e vermelho, enquanto uma sala de inverno pode exibir peças marrons e azuis. O segredo está em saber criar um kit de almofadas curinga e ir alternando as capas delas e os arranjos conforme bater a vontade de mudança. As possibilidades são infinitas!

Acompanhe estes truques de como combinar almofadas e mãos à obra! (Spoiler: no fim do post, há uma dica incrível de consultoria gratuita!)

Mix and match de almofadas

Sala de estar com almofadas coloridas e estampadas
Foto Oppa.

Misturar peças de diferentes formatos, tamanhos e texturas é a dica de ouro para conquistar um kit de almofadas moderno na decoração do sofá. Peças retangulares, quadradas e redondas convivem em harmonia, bem como capas de almofada de algodão aceitam a companhia de capas de seda, veludo, tricô… Crie seu mix and match único e arrase na decoração da sala!

Comprar almofadas já! • 

Qual é seu estilo de decoração?

Gosta de móveis de design moderno ou prefere um clima mais rústico e floral? Analise as cores da sua sala para, então, escolher seu conjunto de almofadas.

Como combinar almofadas – vamos falar de cores!

Almofada Oca. Foto: Oppa.
Almofada Oca. Foto: Oppa.

#1 Investir nos contrastes é garantia de sucesso: estofado escuro ganha vida com almofada colorida, sofá neutro aceita uma paleta multicolorida, poltrona  clara fica elegante com almofadas em tons fortes e marcantes…

Dica Oppa: vimos nas feiras de design europeias que é tendência combinar sofá e almofada em tom sobre tom– está aí mais uma possibilidade superelegante!

Almofada Sonhos – poltrona e acessório em tom sobre tom. Foto: Oppa.
Almofada Sonhos – poltrona e acessório em tom sobre tom. Foto: Oppa.

#2 Gosta de uma paleta de tons pastel ou prefere tons vibrantes? Uma dica para ajudar a definir a cartela de cores, é começar escolhendo uma almofada estampada. Essa estampa contém que tonalidades? Adicione almofadas lisas em dois desses tons!

Outra sugestão para ajudar na escolha das almofadas é repetir as cores que aparecem no tapete da sala. (Almofada Pompeia Listras.) Foto: Oppa.
Outra sugestão para ajudar na escolha das almofadas é repetir as cores que aparecem no tapete da sala. (Almofada Pompeia Listras.) Foto: Oppa.

#3 A ousadia em misturar estampas dá certo quando prestamos atenção neste detalhe: as estampas precisam conversar entre si, ou seja, terem algo que as une. Pode ser certa cor, o traçado geométrico, o tema divertido, a estampa floral…

ALMOFADA QUIMERA - 45X45 - CINZA
Foto: Oppa.

#4 Estampas iguais com cores diferentes ou estampas diferentes com tons parecidos – ambas as fórmulas ficam lindas!

Fuja dos erros

  • Atenção à proporção da almofada. Peças muito grandes, por exemplo, encobrem o encosto do sofá, assim como almofadas muito pequenas ficam desproporcionais em relação ao conjunto. Equilíbrio é tudo!
  • Casa tem que ter cara de casa, então nada de almofadas durinhas, como se estivessem na vitrine da loja. Dê aquela amassadinha, afofe o recheio… etvoilà! Agora, sim, ela são um convite ao aconchego.
Poltrona e almofadas em proporções harmônicas e cores em sintonia. Foto: Oppa.
Poltrona e almofadas em proporções harmônicas e cores em sintonia. Foto: Oppa.

Consultoria gratuita? Sim, aqui tem!

Ainda tem dúvidas de como combinar? Então olha esta novidade: o portal de decoração Decoradornet, parceiro da Oppa, está a postos para tirar qualquer dúvida sobre como combinar almofadas gratuitamente e de forma personalizada em até 6 horas!

• Acessar a Consultoria Gratuita já!

Post por: Viví Kolér.