Chegou a hora de quem mora em São Paulo e é apaixonado por cinema se esbaldar! Começou hoje a 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que até o dia 29 de outubro vai levar mais de 300 filmes, entre nacionais e estrangeiros, pra várias salas da cidade.

Quem é cinéfilo, claro, fica com vontade de ver todos. Mas enquanto a vida segue com trabalho, compromissos e não rola fazer maratona de filmes ao longo do dia, o jeito é se escolher alguns longas e se programar. Tá em dúvida? Pra ajudar, a gente fez uma seleção com alguns destaques do evento deste ano ;)

mostra internacional de cinema

Fachada do Conjunto Nacional, onde fica a central da Mostra. Foto: 38ª Mostra Internacional de Cinema de SP

Como a comunicação visual já adianta, a edição da mostra deste ano faz uma homenagem ao cinema espanhol e, especialmente, ao diretor e roteirista Pedro Almodóvar. Ao todo, serão exibidos 15 filmes do diretor espanhol, incluindo seu longa mais recente, Os Amantes Passageiros, e outros que já viraram indispensáveis, como Fale com Ela, Tudo Sobre Minha Mãe e Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos. Vale a pena rever ou conferir as cores vibrantes desses filmes no cinema!

Relatos - selvagens

Relatos Selvagens (2014), de Damián Szifrón.

Outro destaque bacana do evento é que a homenagem se extendeu ao cinema de língua espanhola no geral, exibindo longas de países como República Dominicana, com o filme Dólares de Areia. A Argentina co-produziu 11 filmes que entraram pra programação! Entre eles está o longa de humor negro Relatos Selvagens, com Ricardo Darín, que abriu a mostra ontem à noite e tem sessões disputadas até domingo.

Pra quem ficar sem ingresso, a estreia no circuito normal é dia 23 de outubro!

história da eternidade

A História da Eternidade (2014), de Camilo Cavalcante.

O Brasil também tá muito bem representado na 38ª edição da mostra com mais de 50 filmes em exibição, entre produções e co-produções. Na lista, tem filmes antigos, como O Grande Momento, de 1958, e longas recentes, dos quais se destacam os pernambucanos A História da Eternidade, que transcorre no sertão, e Sangue Azul, vencedor de três prêmios no Festival do Rio.

deux jours une nuit

Dois Dias, Uma Noite (2014), de Jean-Pierre e Luc Dardenne.

Conferir a mostra também é uma boa oportunidade de se preparar pro Oscar no ano que vem. Isso porque o evento vai exibir 14 dos longas pré-indicados pra concorrer ao prêmio de melhor filme estrangeiro. Além de Relatos Selvagens, também vale a pena se programar pra ver o belga Dois Dias, Uma Noite, que tem a sempre linda Marion Cotillard no papel principal e trata da atual crise de emprego na Europa.

wild-poster

Livre (2014), de Jean Marc Vallée.

Um dos favoritos ao Oscar 2015, o filme Livre também tá na programação da mostra. O filme, que tem roteiro do Nick Hornby, é inspirado no livro de memórias da autora americana Cheryl Strayed, que saiu numa jornada solitária pra se recuperar da morte da mãe e de um divórcio.

nosferatu-auditório-ibirapuera

Exibição de Nosferatu na 36ª Mostra de Cinema. Imagem: Divulgação.

Por fim, como nossa campanha de lançamentos Meu Retrô não nos deixa negar, a gente adora voltar no tempo de vez em quando! Pra quem também gosta, este ano a mostra vai homenagear o centenário do personagem Carlitos, de Charles Chaplin, com uma sessão de O Circo exibida ao ar livre na área externa do Auditório do Ibirapuera. Pra acompanhar, a Orquestra do Thetaro Municipal toca a trilha sonora ao vivo durante a projeção, como nos velhos tempos. A exibição é no dia 1 de novembro!

Programe-se! No site da mostra tem mais informações e a programação completa, veja aqui.