Chegou a hora de quem mora em São Paulo e é apaixonado por cinema se esbaldar! Começou hoje a 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que até o dia 29 de outubro vai levar mais de 300 filmes, entre nacionais e estrangeiros, pra várias salas da cidade.
Quem é cinéfilo, claro, fica com vontade de ver todos. Mas enquanto a vida segue com trabalho, compromissos e não rola fazer maratona de filmes ao longo do dia, o jeito é se escolher alguns longas e se programar. Tá em dúvida? Pra ajudar, a gente fez uma seleção com alguns destaques do evento deste ano ;)
Como a comunicação visual já adianta, a edição da mostra deste ano faz uma homenagem ao cinema espanhol e, especialmente, ao diretor e roteirista Pedro Almodóvar. Ao todo, serão exibidos 15 filmes do diretor espanhol, incluindo seu longa mais recente, Os Amantes Passageiros, e outros que já viraram indispensáveis, como Fale com Ela, Tudo Sobre Minha Mãe e Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos. Vale a pena rever ou conferir as cores vibrantes desses filmes no cinema!
Outro destaque bacana do evento é que a homenagem se extendeu ao cinema de língua espanhola no geral, exibindo longas de países como República Dominicana, com o filme Dólares de Areia. A Argentina co-produziu 11 filmes que entraram pra programação! Entre eles está o longa de humor negro Relatos Selvagens, com Ricardo Darín, que abriu a mostra ontem à noite e tem sessões disputadas até domingo.
Pra quem ficar sem ingresso, a estreia no circuito normal é dia 23 de outubro!
O Brasil também tá muito bem representado na 38ª edição da mostra com mais de 50 filmes em exibição, entre produções e co-produções. Na lista, tem filmes antigos, como O Grande Momento, de 1958, e longas recentes, dos quais se destacam os pernambucanos A História da Eternidade, que transcorre no sertão, e Sangue Azul, vencedor de três prêmios no Festival do Rio.
Conferir a mostra também é uma boa oportunidade de se preparar pro Oscar no ano que vem. Isso porque o evento vai exibir 14 dos longas pré-indicados pra concorrer ao prêmio de melhor filme estrangeiro. Além de Relatos Selvagens, também vale a pena se programar pra ver o belga Dois Dias, Uma Noite, que tem a sempre linda Marion Cotillard no papel principal e trata da atual crise de emprego na Europa.
Um dos favoritos ao Oscar 2015, o filme Livre também tá na programação da mostra. O filme, que tem roteiro do Nick Hornby, é inspirado no livro de memórias da autora americana Cheryl Strayed, que saiu numa jornada solitária pra se recuperar da morte da mãe e de um divórcio.
Por fim, como nossa campanha de lançamentos Meu Retrô não nos deixa negar, a gente adora voltar no tempo de vez em quando! Pra quem também gosta, este ano a mostra vai homenagear o centenário do personagem Carlitos, de Charles Chaplin, com uma sessão de O Circo exibida ao ar livre na área externa do Auditório do Ibirapuera. Pra acompanhar, a Orquestra do Thetaro Municipal toca a trilha sonora ao vivo durante a projeção, como nos velhos tempos. A exibição é no dia 1 de novembro!
Programe-se! No site da mostra tem mais informações e a programação completa, veja aqui.
Olá,…
Existe alguma plataforma online para transmissão do que está sendo exibido na Mostra? Mesmo que não disponibilizasse na integra, seria uma forma de pessoas que não estão em São Paulo pudessem curti-la.
Sucesso,
Luiza S.