scotland yard

Estamos no começo de julho e ainda tem um bocado de inverno pela frente. Noite do vinho, do fondue, da sessão de cinema com pipoca… Chega uma hora que as opções pra ficar em casa com os amigos acabam! Por isso, estamos aqui pra lembrá-lo de um passatempo que foi ficando cada vez mais esquecido, mas que merece ser lembrado: os jogos! Que tal tirar a poeira das caixas depois de relembrar alguns deles com a nossa lista?

Banco Imobiliário: É um clássico! Consiste em andar pelo tabuleiro comprando terrenos e empresas de transporte, e construindo casas ou hotéis pra depois ganhar (ou perder, claro) dinheiro. Vence quem levar os outros à falência, o que pode levar horas e horas, ou, na versão encurtada, o que tiver mais dinheiro. E o bom é que dá pra jogar a partir de duas pessoas.

Detetive: Um crime aconteceu numa mansão e você precisa descobrir o assassino, a arma e o lugar em que tudo se passou através de palpites que são desmentidos pelas cartas em jogo, já que a solução do caso fica fechada num envelope. Na versão original, são 9 cômodos, 6 suspeitos e 6 armas. Quem nunca jogou não sabe a alegria que é acusar que foi “o Coronel Mostarda com o castiçal na sala de jantar”!! Tem que ter mais de 3 jogadores.

Scotland Yard: A versão brasileira do jogo é como um Detetive mais trabalhoso, digamos assim. Alguém lê um dos casos em voz alta e as perguntas que os jogadores devem resolver, como quem, onde e por quê. A partir daí, eles percorrem a Londres do tabuleiro recolhendo pistas até juntar os pontos e achar a solução do caso, que deve ser desvendada na casa de Sherlock Holmes!

detetive

War: É um exemplo clássico de jogo que deixa os ânimos exaltados, afinal de contas, é guerra!!! Mas, por isso mesmo é bacana de jogar com os amigos e quase sempre gera boas histórias. Cada jogador recebe um objetivo e exército pra distribuir no mapa. O problema é que esse objetivo ou é conquistar territórios alheios, ou exterminar algum dos exércitos no tabuleiro. Junte à mistura um pouco de sorte e múltiplos dados pra determinar a força do ataque e já viu, né?

Jogo da vida: Você começa com um carro e algum dinheiro com o objetivo de virar milionário. Pra isso, você até tem algumas opções, como ir pra faculdade ou não, mas, no geral, é tudo bem como a vida mesmo, cheio de gastos inesperados na hora errada. Sabe quando um casal de amigos casa ou tem filhos e você tem que dar presente mesmo estando na pindaíba? Bem assim!

Ou, se não tiver jogos de tabuleiro, improvise brincando de Testa! É um jogo bem simples de adivinhação que não precisa de nada pronto ou complicado, só papel, caneta e uma fita adesiva. Sentados em uma roda, cada jogador escreve secretamente o nome de algum personagem histórico ou fictício num papel e cola na testa da pessoa ao lado, que deve fazer perguntas pra tentar descobrir quem é. Quem começa faz uma pergunta e vai seguindo assim em sentido anti-horário até todo mundo descobrir seu personagem. O pessoal da nossa campanha de inverno se divertiu tanto que até o mascote da turma entrou na brincadeira… ;)

Apartamento por Casas Bacanas

www.oppa.com.br