blog_screw_smile_01

Em time que está ganhando não se mexe – mas por quê? Se mexesse talvez ganhasse o jogo com mais rapidez e facilidade. Já pensou nisso?

A gente nem percebe, mas vive rodeado de clichês. Objetos que existem há muito tempo e que são iguais desde que surgiram. Mas só porque hoje eles ainda funcionam bem, não quer dizer que não podem ser ainda melhores. Mudar é bom. Só quando a gente arrisca sair da mesmice é que consegue descobrir coisas ainda melhores.

Pensando assim, o designer Yuma Kano se meteu a mudar um dos objetos mais corriqueiros do mundo, que ninguém se dignou a mudar desde o século 18: o parafuso. Sabe o que ele fez? Ele trocou aquele “+” sem graça na cabeça da peça por um smile. E por que ele fez isso? “Pra compartilhar a alegria de descobrir as pequenas coisas”, ele disse.

No seu site ele confessa que, ok, os parafusos comuns cumprem bem sua função. E, de qualquer forma, não é como se parafusos fossem objetos de destaque em casa. Na verdade, eles quase sempre ficam escondidos. Mas pro designer japonês a graça é essa. Achar um sorriso onde você não esperava.

Pra tirar o Screw :) do papel, o Studio Yuma Kano se juntou com a Komuro Seisakusho, uma mega fábrica de parafusos que fica no leste de Osaka, no Japão. Por ano, eles fazem mais de 700 milhões de parafusos. Imagina tudo isso de sorriso no mundo. Sensacional. E pra parafusar essa alegria toda, a Komuro criou também uma chave especial.

Pro resto do mundo sobrou uma escolha fácil: ficar na inércia ou botar sorriso nos rostos das pessoas?

:)

blog_screw_smile_02

blog_screw_smile_03

blog_screw_smile_04

blog_screw_smile_05

blog_screw_smile_06

blog_screw_smile_07

blog_screw_smile_08

blog_screw_smile_09