Hoje eu começo um novo desafio a convite da Oppa, que é escrever para vocês aqui no Blog. Para abrirmos essa temporada, senta aqui no meu sofá que vamos falar de estilos de salas de estar.

 

      Na época do Brasil Colônia, esse ambiente era localizado à frente da casa e servia para receber apenas visitas ou pessoas não íntimas. Com o passar do tempo, a sala se tornou o principal ambiente da casa. Atualmente, é um lugar gostoso para a família se reunir, receber os amigos, assistir televisão, jogar games, promover festas e por aí vai.

      O layout da construção ainda pode permitir que ela seja integrada com outros espaços como cozinha, varanda, sala de jantar, mas ela sempre estará presente e para não perder sua identidade precisa de atenção especial na hora da decoração. Itens indispensáveis garantem o conforto e bem-estar dos seus frequentadores: um sofá confortável, tapete acolhedor, um belo móvel que sirva de apoio para objetos e até a televisão, cortinas ou persianas e uma iluminação caprichada. Sua sala pode ter diversos tipos de decoração como minimalista, vintage, moderno, clássico, rústico, contemporâneo, etc.

 

O estilo minimalista contém apenas o essencial, com elementos de design limpo e muito funcionais. Este estilo segue à risca o conceito de “Menos é Mais”, e até as cores são limitadas nos espaços.

sala minimalistaPara seguir este estilo, que tal essa Mesa Geométrica?

Se você gosta de uma atmosfera mais retrô, com recordações de várias épocas do passado e muita nostalgia, seu estilo é o Vintage.

O Banco Copa laranja vai te levar para a década de 1970.

O estilo moderno de decoração surgiu com o movimento modernista, uma revolução cultural ocorrida no século XX e que influenciou a literatura, arquitetura e diversas artes, incluindo o design. Nesse estilo podemos utilizar móveis com linhas retas, sem adornos, com cores primárias e o uso de aço inox.

 

sala de estar modernaNessa vibe moderna, você pode usar a Cadeira Dumont!

Já o estilo contemporâneo é que vivemos agora. Ainda com influências do moderno, mas com doses de ousadia e criatividade. Você pode misturar texturas com cores neutras, ter espaços mais integrados, iluminação de LED com tons quentes e abusar dos últimos lançamentos de design.

Para acompanhar essa decoração, sugiro a Mesa de Centro Dotta.

 

Você pode seguir apenas um estilo, mas também pode misturar vários, usar peças divertidas e coloridas. Ouse, crie, experimente e se arrisque! Se ainda falta coragem para fazer isso sozinho, procure um profissional de decoração ou arquitetura para te ajudar. Mas lembre-se sempre que a sua casa tem que ter a sua cara!

 

por Priscila Boldrini.