Aos 12 anos ele já desenhava mesas “só de brincadeira” para as amigas da mãe. Mal sabem elas o privilégio que tiveram em adquirir, em primeiríssima mão, peças desenhadas pelo (ainda) jovem designer. Filho de uma artista plástica, Rodrigo Silveira sempre respirou arte e foi daí que vieram suas primeiras influências.

Já adulto, tornou-se diretor de arte em uma revista, mas, como sempre desenhou, fazia projetos de móveis e mandava fazer. Acontece que queria fazer coisas que os marceneiros diziam ser impossível, mas ele desconfiava que aquilo era pura preguiça. Hoje, sabe muito bem o que pode extrair de cada pedaço de madeira que cai em suas mãos.

Mas a transição de diretor de arte para designer de móveis não foi tão simples assim. Com o intuito de melhorar seu inglês, Rodrigo partiu para Sydney e acabou tendo um ano sabático! Chegou até a trabalhar como sorveteiro e morar dentro de um carro enquanto viajava pela costa australiana. Aliás, durante suas viagens pela Ásia, conheceu diversos artesãos que trabalhavam com madeira e ficou com mais vontade ainda de aprender sobre a matéria prima. Na volta ao Brasil procurou um curso para se especializar e começou a perceber que poderia viver dessa paixão.

Seu trabalho é artesanal e braçal, já que faz questão de estudar cada detalhe da matéria prima que tanto admira. Elabora desenhos complexos e vive experimentando novos encaixes em suas peças, mas não curte muito essa história de “design para poucos”, por isso, adorou a ideia de ter sua Cadeira Leve produzida pela Oppa.

image

Pelo menos uma vez na semana, acorda às 3h da manhã e vai com a esposa e alguns amigos para o Guarujá. Pega onda até umas 8h e volta para, às 10h, já estar trabalhando. Garante que mesmo ficando quebrado o resto do dia, a viagem vale a pena. Mesmo adorando viajar, admite que seu programa favorito no momento é ficar em casa. Seu apartamento fica em um prédio de Rino Levi que foi construído em 1936 e ganhou sua primeira reforma nas mãos do designer: “Acabamos de mudar, ficamos 7 meses reformando, então o que a gente mais faz no momento é curtir a casa! Cozinhamos, cuidamos das plantas… Ainda nem tenho um canto favorito, gosto de tudo!”. Nós também adoramos, Rodrigo!

image

(Quadro feito pela esposa dele, a Bel)

image

image

 Para ver mais da casa do Rodrigo e conhecer as referências e inspirações dele, confira o nosso álbum no Pinterest!

Fotos por Will Mazzola

 

Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa