O pessoal do Casas Bacanas conta um pouco mais sobre sobre o arquiteto paulistano super consagrado Rino Levi. Agora com o novo formato, o Casas Bacanas terá seu espacinho mais que reservado por aqui, o que for relacionado à curiosidades sobre  a cidade de São Paulo e  de diferentes arquitetos será escrito por eles!

O arquiteto Rino Levi nasceu em São Paulo em 31 de dezembro de 1901, estudou arquitetura em Milão e Roma e, foi um dos expoentes da arquitetura moderna no Brasil. Enquanto ainda estudava em Roma, Rino Levi manda uma carta ao jornal O Estado de São Paulo, que é publicada com o título “Arquitetura e estética das cidades”, considerada uma das primeiras manifestações por uma arquitetura moderna no Brasil.

O arquiteto paulistano, tem como marca a integração dos projetos com o entorno. De volta ao Brasil, iniciou sua carreira independente em 1927, construindo pequenas residências e conjuntos de casas de aluguel para a comunidade italiana paulista. A partir de 1929, após uma visita a Casa Modernista, de Gregori Warchavchik, suas obras passam a ter grande influência do movimento. No ano seguinte começa os estudos do Edifício Columbus, primeiro condomínio de apartamentos de São Paulo. Sua primeira obra moderna, foi o Pavilhão da L. Queiroz na feira de amostras do Parque da Água Branca, em 1931.

Além dessas construções, Rino Levi, também é responsável por outras diversas obras importantes em São Paulo e em outras cidades do Brasil, como O Cine Ulfa Palácio, na Av. São João, o Cine Art-Palácio de Recife, o Teatro Cultura Artística de São Paulo, entro outras. Hoje, 7 construções do arquiteto são tombadas pelo Condephaat, sendo 5 obras na capital paulista.

Rino faleceu em setembro de 1965, enquanto acompanhava o amigo Burle Marx em uma expedição no interior da Bahia.

Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa