Sensibilidade artística, preocupação com o meio ambiente, inspiração na natureza, intervenção artesanal e o respeito à forma original são apenas alguns aspectos do belíssimo trabalho feito pelo artista Hugo França

Tivemos a oportunidade de bater um papo com o designer e suas respostas às nossas perguntas – assim como a beleza de suas obras – foram inspiradoras!

Oppa:  Marca do seu trabalho é a segunda chance dado aos materiais. Além da importância da reutilização para o meio-ambiente, existe uma motivação pessoal ao trabalhar essa transformação da matéria-prima?
Hugo França:  A minha principal motivação é transmitir as pessoas um conceito estético que tem como fonte de inspiração a natureza, de modo a ressaltar e respeitar os recursos naturais.

Oppa:  Como é o seu processo criativo? Quais/quem são as suas referencias, inspirações, etc.?
Hugo França:  Meu processo criativo vem da visualização das formas orgânicas da madeira, e procuro interferir o mínimo possível na sua forma original.  A minha inspiração vem do meu olhar, e referências que julgo importantes no Brasil são o Zanine Caldas e o Frans Krajcberg. Fora do Brasil, considero muito o trabalho do Alexandre Noll, do Isamu Noguchi e do George Nakashima.

 

Oppa:  Ao longo de sua carreira, qual foi o trabalho que mais teve importância para você, aquele que considera o seu principal projeto?
Hugo França:  Meu principal projeto é o que eu estou trabalhando no momento, que é o aproveitamento do resíduo lenhoso urbano devolvido para a cidade em forma de mobiliário público.  Ano passado eu tive a oportunidade de desenvolver algumas peças no Parque Ibirapuera e esse ano trabalharei com árvores dos parques e jardins da cidade de NY, desenvolvendo peças para os 5 bairros da cidade.

 

Oppa:  O que você acredita que vai ser a evolução do seu trabalho?
Hugo França:  Pretendo como evolução do meu trabalho criar um novo conceito de mobiliário público urbano.

Oppa:  Vendas on-line, design brasileiro, oportunidade para jovens designers, preços acessíveis. Qual é a sua visão a respeito do jeito Oppa de fazer e pensar design?
Hugo França:  Acho a iniciativa e o projeto da OPPA muito bons, e vejo como uma grande oportunidade para novos designers, assim como para os consumidores que poderão adquirir peças com um desenho mais elaborado a um preço mais acessível.

Oppa:  Como é possível identificar um objeto de design como produto brasileiro? Qual é a nossa particularidade?
Hugo França:  A nossa grande particularidade é a criatividade e a improvisação, e isso se reflete muito bem não somente na nossa produção de design mas principalmente no artesanato brasileiro, onde temos a maior identificação disso.


Oppa:  Atualmente quem são os 3 designers mais relevantes no cenário brasileiro?
Hugo França:  Os 3 designers mais relevantes no cenário brasileiro são os Irmãos Campana, o Zanini de Zanine e a Julia Krantz. Eles traduzem muito bem a brasilidade em seus trabalhos.

Oppa:  Que dica você daria para os jovens designers que estão deixando as faculdades para ingressar no mercado de trabalho?
Hugo França:  Eu acredito que a formação nas universidades de design são muito voltadas para conceitos e processos industriais. Eu diria que para atingir um bom nível de criação é necessário se familiarizar com a estética e os conceitos da produção de arte.



Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa