Em um país com uma faixa litorânea gigante e cheio de praias incríveis como o nosso, é mais do que natural que todo mundo sonhe em passar alguns dias numa bela casa, ou apartamento, a beira do mar. E se você gosta tanto desse clima que adoraria levar um pouco desse estilo para dentro da sua casa, veja as dicas que o Viva Decora separou pra você.

Sofá Marajó na varanda.

Sofá Marajó na varanda.

Atenção aos detalhes

Um estilo que sempre faz sucesso nas casas de praia é o rústico com cores claras e um toque de azul. O clima praiano também aparece no uso de texturas naturais, listras e até estampas desenhadas com motivos do mar. Para completar a decoração, os acessórios e objetos de decoração também podem fazer alusão a esse ambiente, como conchinhas, peixes, estrelas do mar e tantos outros elementos.

Mesa Lateral Paleta.

Mesa Lateral Paleta.

Por conta da maresia da cidade praiana, é preciso pensar em móveis e acessórios resistentes à umidade. Uma boa saída é usar, sempre que possível, itens feitos de fibra natural, como bambu, junco e rattan, principalmente nos móveis que ficam na parte externa da casa. Fibras sintéticas também podem ser usadas se já tiverem passado por um processo de impermeabilização inicial.

Estante Caraguá.

Estante Caraguá.

Usar madeira também é um jeito legal de trazer o clima praiano para dentro de casa, ganhando em beleza e no conforto que o material dá.

Carrinho de Madeira Bar Boal Trigo.

Escolha também tecidos de fácil manutenção e limpeza, como os acrílicos e poliéster, que ajudam a deixar a casa mais bonita sem estragar com tanta facilidade. Para o revestimento do sofá, tapetes e cortinas, a ideia também é apostar em tecidos mais resistentes que lidem melhor com a umidade do local.

Mesa de Centro Marajó

A Linha Marajó também tem Mesa de Centro!

Cuidados para conservação

Como a casa de praia fica fechada durante boa parte do ano, é preciso tomar alguns cuidados para que ela se conserve sempre bacana para os seus dias de lazer. Por exemplo, para evitar o mofo, comum em locais com muita umidade, afaste os móveis das paredes e tente não deixar as peças umas encostadas nas outras.

Para facilitar a limpeza, a dica também é manter na casa de praia apenas o essencial, nada de acumular móveis, ou fazer do espaço, um depósito para as peças que você não usa mais na sua casa na cidade.

Por Bruna Martinez do Viva Decora

www.vivadecora.com.br

Última atualização: 30/03/2022.