Siga passos que garantam harmonia dos ambientes, sem aborrecimentos
Hoje o pessoal do VivaReal dá dicas sobre reformas, para deixar sua casa do seu jeito e sem dores de cabeça.
Independentemente do imóvel a reforma deve começar com um check list, ou melhor, um planejamento para evitar aborrecimentos. Para dar tudo certo arquitetura, design, decoração e móveis precisam estar em total harmonia. Pensar no todo vai resultar numa combinação perfeita e num local agradável para se morar.
1. O primeiro ponto da lista é procurar referências em blogs, livros, revistas de casas reformadas que agradam e observar os itens que definem os estilos. Piso, cor de paredes, acessórios e o tipo de móveis precisam estar em harmonia. Ambientes com tons coloridos ou estampados ficam bem com paredes e assoalhos claros, por exemplo.
2. A partir dessa fase é o momento de escolher os profissionais de acordo com o serviço a ser feito. Diferente de um serviço de troca de pintura ou azulejo, a reforma que envolve demolição, alteração da parte hidráulica, elétrica, entre outros itens, exige pelo menos a contratação de engenheiro e arquiteto. Pesquise se há reclamações relevantes na internet das empresas e dos especialistas selecionados para garantir a idoneidade. Fechado o serviço, não se esqueça do contrato de responsabilidade.
3. É sempre bom lembrar,também, que a reforma altera o bem-estar da família, mas, principalmente, dos vizinhos; daí manter todos sempre informados do cronograma da obra. Evite avançar o serviço dos profissionais nos horários proibidos por ansiedade de terminar rapidamente a reforma. Há riscos de multas e de comprometer o relacionamento com a vizinhança.
4. Deixe claro na contratação dos especialistas a preocupação em preservar o meio ambiente. O projeto pode prever revestimentos, metais sanitários, iluminação, mobiliário e objetos de decoração sustentáveis. Algumas medidas geram economia nas contas de luz e água. Materiais não aproveitáveis na obra precisam ser recolhidos em caçambas. Providencie.
5. É recomendável fazer lista dos materiais necessários, para pesquisar preços que chegam a variar até 60% entre as lojas. Pelo menos três orçamentos ajudam nessa comparação. Além disso, vale a pena comprar num mesmo local para controlar a entrega.
Para isso tudo dar certo anote e calcule as reservas, o 13º, e até mesmo as possibilidades de financiamentos, caso interesse.
Imagens: reprodução.
No Comment