Hoje estivemos na faculdade Belas Artes.  No lugar de uma palestra séria apresentando a empresa, resolvemos sugerir um bate-papo com os jovens futuros designers que foram nos conhecer!


Quem começou a conversa foi a Ana – que faz a seleção de design Oppa –, ela apresentou a Oppa, contou um pouquinho para essa galera como é a nossa maneira de pensar e fazer design aqui dentro.  Falou principalmente da proposta da Oppa para novos designers e sobre o grande desafio que o Brasil passa atualmente de apresentar um bom design que seja mais versátil, mais prático, mais industrial e não meramente estético, artístico.


Estavam por lá também um dos designers do Estúdio Oppa, José Machado e o designer do StudioB Design, Edu Bortolai – que desenhou a mesa Clock da Oppa.  Os dois contaram para os alunos sobre os desafios que enfrentaram no início de suas carreiras e também sobre os desafios que ainda enfrentam hoje em dia.  Deram algumas dicas de como é importante para os designers não ficarem na zona de conforto e valorizaram, enfatizando algumas vezes durante a conversa a curiosidade que é preciso que todo designer tenha. 


A busca por novas referências e a vontade de descobrir novidades: para isso é preciso procurar, pesquisar o que está sendo feito em outros lugares – no bairro ao lado, na cidade ao lado, no país ao lado, no continente ao lado.  Inspirações são pessoais e a busca por motivos que levam ao crescimento, tanto profissional quanto pessoal, é constante no trabalho desse profissionais. 


É muito bacana ter conversas assim logo no início do curso, quando ainda esse pessoal não tem experiência e vivência na área.  Maneiras de contornar situações e de superar alguns obstáculos que vão, com certeza, aparecer durante a carreira são exemplos práticos que nossos convidados mostraram para o pessoal.

Algumas perguntas polêmicas foram levantas “O design é arte, qual é a diferença entre eles?”  O que é mais importante valorizar numa peça, a estética ou a funcionalidade?”; tópicos que despertaram discussões interessantes para esse novos apaixonados por design começarem a refletir sobre quais os rumos que cada um pretende tomar dentro da profissão, que é tão abrangente e que tem tanto espaço para todos!

No final, os alunos ficaram muito interessados na oportunidade de enviarem seus projetos para a Oppa, questionaram sobre direitos autorais, formato dos projetos, desenvolvimento de protótipos e muito mais!  Detalhes iniciais que estão na página de vantagens para designers no site Oppa e particularidades que são discutidas individualmente em momentos mais avançados de cada projeto!

Você também quer saber mais sobre a Oppa? Visite nosso site, conheça os produtos, saiba quem somos e como trabalhamos, comentários são super bem-vindos!
Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa