Kitnet, quitinete e conjugado são sinônimos para os tais apartamentos pequenos que possuem quarto, sala e cozinha integrados. Morar em kitnet é perfeito para solteiros e casais, já que a microcasa é prática e fácil de manter, além de custar menos (aluguel, condomínio, impostos…). Nas kitnets, o planejamento da decoração ainda se faz mais importante para que caiba tudo que se deseja de um jeito otimizado, integrado e, claro, confortável. Vem ver estas dicas e decorações inspiradoras!
Decoração em preto e branco
Nesta kitnet, o tapete delimita a área da sala de estar. Reparou na escada ao lado do sofá? Versátil, ela tem dupla função: serve de revisteiro ao living e de mesa de cabeceira próximo à cama.
+Veja também: como comprar tapete? Descubra o estilo certo para sua casa
Kitnet com decoração clean
Presente em piso, paredes, teto e móveis, o branco predomina nesta kitnet, multiplicando a claridade. A mesa redonda é uma ótima escolha para apartamentos pequenos, já que, sem quinas, encaixa-se no espaço disponível e oferece conforto a 4 convivas. Agora, o destaque vai para a geladeira: o modelo antiguinho foi colocado ao lado do sofá, “esticando” a cozinha até aquela parede.
Amplitude em quarto e escritório
Morar em kitnet significa realizar todas as tarefas em um ambiente integrado. De um lado, foi disposta a cama e, na outra parede, a escrivaninha com uma banqueta. Assim, o canto de trabalho e o espaço para relax convivem harmoniosamente neste projeto, em que as amplas janelas convidam a luminosidade a entrar.
Comprar já minha escrivaninha!
Divisórias inteligentes para segmentar ambientes
Eis uma ótima dica para separar ambientes sem usar paredes – uma estante ou um biombo podem atuar como divisória.
+Veja também: como aproveitar bem espaço pequenos
Outra sugestão é instalar um cortineiro no forro: no projeto acima, a cortina integra ou separa a área de descanso dos demais cômodos.
Como morar em kitnet tamanho P?
Mais um bom exemplo de máxima utilização do espaço em apartamentos pequenos! Sofá, rack e cama ficam encostados nas paredes de forma a abrir área de circulação no centro do ambiente. Para uma kitnet funcionar no dia a dia, o segredo está no “menos é mais”, ou seja, só entra no apartamento aquilo que tem utilidade ou é versátil, sem excessos.
Apartamentos antigos com nova decoração
Pé-direito alto, rodateto trabalhado, piso de madeira… Estão aí indícios de que a kitnet acima fica em um imóvel antigo, mas nem por isso ficou menos aconchegante! Depois de renovados os revestimentos, a decoração romântica – com quadros, pufe de crochê e tecidos confortáveis – dá nova cara ao ambiente integrado.
+Veja também: 8 quartos de casal coloridos e com arranjos de quadros surpreendentes
Mais um apartamento pequeno e com ambientes integrados. Aqui prevalece a decoração retrô charmosinha e aconchegante, com objetos herdados da família ou garimpados em brechós.
Dormindo nas alturas…
Se a kitnet tiver o pé-direito alto, a sugestão é criar um mezanino, e dormir nas alturas! Assim, o quarto fica resguardado e os demais ambientes ganham mais espaço no térreo.
O ambiente acima, de decoração industrial, mostra que a área embaixo da cama já serve como armário para as roupas e calçados.
Gostou das inspirações? A Oppa tem um monte de móveis versáteis para ajudar você na decoração de sua kitnet.
Um beijo e até a próxima,
Post por: Viví Kolér.
Fotos: Reprodução/Pinterest. Atualização de publicação original feita em 1/4/2015.
No Comment