7992569993_1a087f3811_c

Já visitou o Edifício Martinelli? Ele fica no centro de São Paulo, pertinho do Metrô São Bento, e foi o primeiro prédio com mais de 100 metros da cidade, com construção iniciada em 1924 a pedido do empresário Giuseppe Martinelli.

Assinado pelo arquiteto húngaro William Fillinger, o projeto previa inicialmente 12 andares, o que já era bastante numa época em que os prédios não passavam dos 5… Mas, o objetivo de Martinelli era alcançar os 30, e o empresário chegou até a importar uma máquina Mercedes, da Alemanha, para calcular e provar a segurança do edifício, assumindo ele mesmo o projeto arquitetônico. Uma obra grandiosa que ocupou o posto de prédio mais alto da cidade até 1947, ano em que perdeu o título para a Torre do Banespa.

Entre italianos e espanhóis, mais de 600 operários e 90 artesãos trabalharam na fachada do Martinelli, que foi desenhada cheia de detalhes pelos irmãos Lacombe.

EdMartinelli.SP

Inspirado nos hotéis americanos da época, o prédio tem algumas reentrâncias, além de 3 divisões típicas da arquitetura clássica: embasamento, corpo e coroamento. Lembra até o Hotel Plaza, em Nova York, que aparece em Esqueceram de Mim 2 e em vários outros filmes! Embora o Martinelli fosse mais dedicado a estabelecimentos comerciais, como clubes, confeitarias, restaurantes, cinema, etc.

A partir de 1950, no entanto, ele passou a sofrer com a própria tendência que lançou. Outros empresários viram que dava pra fazer prédios com mais de 10 andares e vários edifícios foram construídos do outro lado da Avenida São João, fazendo sombra e desvalorizando o prédio pioneiro. Tanto é que, entres as décadas de 60 e 70, o Martinelli deixou de ser sinônimo de luxo para virar uma das únicas opções de moradia barata no centro de São Paulo.

6959136785_d373c9ceb0_o

Em 1975, o edifício foi desapropriado. Passou por várias reformas de peso (hidráulica, elétrica, elevadores, fachada…), foi reinaugurado em 1979 e hoje voltou a abrigar estabelecimentos comerciais, além de um terraço no 26º andar de onde é possível ver boa parte da cidade de São Paulo!

O prédio também é aberto para visitas monitoradas, que podem ser agendadas no próprio site do edifício. Para mais informações, é só clicar aqui!

Imagem 1 aqui / Imagem 2 aqui / Imagem 3 aqui.

Por Casas Bacanas.