Interer-gostinoy-v-polosku_03

Se escolher e combinar estampas nas roupas do dia a dia já é difícil, imagina fazer isso em casa! Mas, nos dois casos fazer isso transforma o visual! Assim como, nos dois casos, também é algo que exige ousadia e até um pouco de sentimento, pois não há regras para ditar o que é certo, ou o que fica bem com o quê em determinado espaço. Mas, olha algumas dicas que separei e que podem te ajudar na hora da escolha!

Dica 1 – Listras. Como acontece com as roupas, elas guiam o olhar no sentido delas. Por isso, para ambientes com pé direito baixo, por exemplo, elas alongam e transmitem a ideia de espaço mais alto. E a mesma coisa com tapetes.

Dica 2 – Onde usar. Para residências, acho legal aplicar as estampas em papel de parede, almofadas, vasos, quadros e puffs. Fica fácil trocar depois com praticidade e sem muito investimento.

Dica 3 – Combinação de cores. Uma técnica que dá certo ao misturar estampas é trabalhar com cores que combinem entre si e fazem uma composição harmônica. Mesmo tendo desenhos e formatos diferentes, uma cor que é complementar de outra pode auxiliar a fazer esta brincadeira de estampas.

Dica 4 – Proporção. Outro item interessante a ser observado é a proporção da estampa em relação ao espaço em que ela será aplicada. É preciso ter a dimensão necessária para criar uma composição e também um campo visual que possibilite observá-la. Caso contrário, fica cansativo.

futons

Dica 5 – Ousadia e tentativas. Arriscar e testar misturas sempre funciona e o resultado são combinações inesperadas e únicas, como as que tenho visto recentemente em restaurantes contemporâneos.

Por Natália Noleto.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, Natália Noleto também é especializada em design de interiores. Por conta de diversos projetos à distância, criou o blog Arquitetura e Interiores por Natália Noleto, onde escreve sobre tendências, tira dúvidas e dá dicas de reforma e decoração. E ela está aqui no Blog da Oppa, quinzenalmente às quintas-feiras!

www.oppa.com.br