Tanto se fala de dietas detox depois das datas festivas (suco disso e daquilo – por sinal, estas receitas de água aromatizada podem ajudar!), mas que tal pensar em uma dieta da bagunça para começar o ano novo com a casa organizada? Siga os 3 passos do Detox da Casa e conquiste uma rotina mais leve e feliz o ano inteiro!
#1 Está encostado, quebrado, sem uso? Livre-se do peso morto!
Pilhas de revistas já lidas, eletrodomésticos quebrados, cantos obstruídos por aquela baguncinha cotidiana que vai se acumulando sem a gente perceber. É hora de arregaçar as mangas e…
- …jogar fora o que não tem uso.
- …doar as roupas do armário que não têm mais a ver com você.
- …mandar consertar o que está quebrado.
- …reciclar peças com técnicas de DIY.
- …customizar móveis e dar cara nova para a decoração!
#2 Agora é hora de organizar o que ficou
Depois desse filtro, fica mais fácil organizar os itens que merecem continuar em casa. Por isso, faça o melhor uso da estante na sala de estar (caixas organizadoras podem ajudar). O vão sob a cama no quarto também pode acomodar caixas de sapatos. Já na cozinha e no banheiro, prateleiras podem deixar os itens à mão de um jeito mais prático do que gavetas entulhadas. A intenção é olhar com carinho para tudo o que se tem e encontrar soluções espertas de organização.
Uma dica da guru da organização Marie Kondo é fazer a seleção por categoria, e não por ambiente. Por exemplo: separe todas as camisetas e procure guardá-las no mesmo lugar ou próximas umas das outras. Após terminar uma categoria de objetos, passe para a seguinte.
Dica Oppa: para ver como organizar cada ambiente tim tim por tim tim, acesse o post Ideias de organização vapt-vupt para colocar a casa em ordem.
#3 Refaça o Detox da Casa de tempos em tempos
A casa é um organismo vivo, que está sempre em movimento: é gente que vem e que vai, objetos que mudam de lugar, cartas que chegam e se empilham num canto, móvel que ganha nova função… Assim, é fundamental de tempos em tempos refazer o Detox da Casa – pense em um período que faça sentido para você e anote na agenda (de 3 em 3 meses, semestralmente…). Afinal, não é preciso esperar virar o ano para renovar as energias do nosso lar, doce lar, não é?
Post por: Viví Kolér.
Foto de abertura: Brooke Lark / Atualização do post publicado em 02/01/2020.
No Comment