wes7 O Fantástico Sr. Raposo, 2009
Muita gente acha que o mundo parece mais bonito na tela gigante do cinema. Mas, vou mandar uma real aqui: ele não parece, ele é mais bonito mesmo. Isso, porque os diretores não pegam a câmera e saem filmando por aí, a esmo. Eles criam uma realidade para filmar. Nos filmes, diferente do que acontece na vida real, onde não dá para escolher a cor da fachada da casa do vizinho, a chefia escolhe até a cor do cabelo do figurante número 248. Por isso tudo é sempre tão harmonioso e perfeito.

E já que essas criaturas se deram a todo esse trabalho louco de criar cenas bacanas quadro a quadro nos seus filmes, porque não aproveitar isso na decoração de casa? O truque é fácil, e quem ensina pra gente o bê-á-bá é um Tumblr, acredite ou não – o Wes Anderson Palettes. A ideia é escolher uma cena boa e entender seu esquema de cores. Quantas cores tem ali? Qual o tom exato? Descobrir isso é suave, você faz até com o Paint. É só selecionar a ferramenta conta-gotas e descobrir a cor certinha que aparece na foto.

Depois de desenhar suas bolinhas coloridas é só escolher qual parte da decoração vai ganhar qual cor. Dá pra fazer isso de dois jeitos: sendo comportado ou ousado. Se for pra ser discreto, é só jogar nas paredes e nos móveis grandes as cores que combinam bastante. As cores mais nada a ver da composição você coloca no ambiente nos acessórios. Mas se a ideia é criar um décor mais chocante, aí, a dica é apostar em contrastes fortes. Pinta a parede de rosa e coloca na sala um sofá azulão, sabe?

wes3

Moonrise Kingdom, 2012

Agora de volta aos diretores.

Pra quem não lembra, ou nunca ouviu falar – sem problema! –, o Wes Anderson fez filmes como Os Excêntricos Tenenbaums, Viagem a Darjeeling e Moonrise Kingdom. O cara é bem reconhecido em Hollywood – ele já recebeu duas indicações ao Oscar por seus roteiros originais. Mas não foi por isso que o cara do Tumblr escolheu esse diretor pra usar de tema. O Anderson é conhecido por criar cenários detalhados com esquemas de cores únicos.

Normalmente ele define paletas de cores bem marcadas, sempre puxando para os tons pastel. No meio disso, ele coloca uma ou duas cores “erradas”, que servem para temperar a mistura. É só imaginar as cenas sem elas, pra ver como ficariam completamente sem sal. Se o Anderson não jogasse umas cores contrastantes nas cenas, os filmes dele iam parecer valsas e nãos blues, sabe? Dá pra entender? Iam ser bonitos, mas óbvios.

Pra entender com os olhos essa coisa toda aproveita a coincidência: no dia 3 de abril estreia no Brasil o último filme do cara, o The Grand Budapest Hotel. Olha só o trailer:

wes2

Hotel Chevalier, 2007

wes10

A Vida Marinha com Steve Zissou, 2004

wes8

The Grand Budapest Hotel, 2014

wes1

Moonrise Kingdom, 2012

wes4

Castello Cavalcanti, 2013

wes5

The Grand Budapest Hotel, 2014

wes6

Viagem a Darjeeling, 2007