Varanda pequena tem solução, ou melhor, muitas soluções! Conquistar um terraço charmoso e com privacidade na medida é possível, independentemente da área disponível. Logo, o segredo está em aliar aquela dose de planejamento (que faz o melhor uso do espaço reduzido) à escolha de móveis de design inteligente, que são tão bonitos como práticos.
Primeiramente, sua varanda é fechada ou aberta? Qual é o formato? Além de analisar nessas características, pergunte-se: “Que função desejo para a minha varanda?” A resposta pode aparecer em diferentes formatos: um recanto verde, repleto de plantas; um espaço de relax; um canto de refeições ao ar livre;… Por fim, tendo em vista o espaço disponível e seus objetivos, fica mais fácil criar um plano a ser colocado em ação.
Oppa! E varanda pressupõe a bem-vinda presença da natureza, seja em peso, de um jeito mais sutil ou como uma pequena horta. Agora, antes de comprar suas plantinhas, no entanto, informe-se sobre as espécies que darão certo no seu espaço, levando em conta a quantidade de sol, vento e a umidade. Ainda mais, se deseja mantê-las bem verdes por muito tempo.
As ideias inspiradoras a seguir ajudarão você a transformar sua varanda tamanho P em um ambiente de sonho!
Mini-lounge para relaxar
Por que achamos que podemos nos sentar confortavelmente apenas na sala de estar? Varandas pequenas podem ser decoradas com o propósito de se tornarem um verdadeiro oásis em meio à rotina.
Portanto, um sofá aconchegante, enfeitado com belas almofadas, é uma ótima pedida. Os modelos modulares podem facilitar na hora de ocupar o espaço de forma otimizada, adaptando-se à área disponível. Assim como as Poltronas para áreas externas!
- Se não couber um sofá ou poltrona na varanda pequena, aposte em uma aconchegante rede para se espreguiçar!
- Ainda não encontrou um móvel ou rede que se encaixe? Então vá de almofadas futon diretamente sobre o piso ou em cima de uma base de pallet – uma solução descolada e econômica.
Dica Oppa: fique ligado nos tecidos e móveis utilizados na varanda – se o espaço for aberto, opte por itens impermeáveis e resistentes às intempéries.
Lugar para dois?
Sim, a varanda pequena também pode funcionar como aquele ambiente agradável para uma refeição a dois (ou a três, a quatro… conforme a área permitir). Mesa e cadeiras de design enxuto, bem como bancos e banquetas, combinam perfeitamente com esse propósito.
- Por outro lado, existe a possibilidade de lançar mão de uma mesa do tipo bistrô acompanhada de banquetas – assim a varanda pode receber os amigos a qualquer momento.
Varanda que te quero verde!
Os apaixonados por plantas podem criar sua mini floresta na varanda do apartamento! Em síntese, com um bom planejamento do espaço, até árvores cabem no terraço. As frutíferas têm feito sucesso, como os pés de limão, pitanga, amora, laranja-kinkan… (Já pensou que incrível fazer água aromatizada com frutos colhidos em casa?)
- Ter ervas frescas à mão é outra possibilidade: salsinha, cebolinha, manjericão e hortelã são algumas espécies que podem compor uma mini-horta na varanda. Que privilégio poder cultivar os próprios temperos!
- Em contrapartida, para quem deseja apenas aquela pitada de verde na varanda, distribuir alguns vasos de plantas pelo terraço já confere um clima relaxante.
7 regras de ouro para varanda pequena
- Menos é mais em espaços exíguos. Isso significa que não vale a pena exagerar na decoração da varanda, que pode ficar carregada visualmente e difícil de transitar.
- Por outro lado, nada de monotonia! Por exemplo, alternar tamanhos e os tipos dos vasos e floreiras enriquece a decoração, Assim como escolher espécies de alturas, cores e texturas variadas. Acredite: esse tipo de cuidado faz toda a diferença no resultado.
- Pense em uma paleta de cores que faça você feliz e crie esse clima em sua varanda. Vale, inclusive, criar um mix de estampas, o que personaliza ainda mais o espaço.
- Use e abuse dos móveis dobráveis, que saem de cena quando a área for requisitada para outro fim.
- Fibras, madeira, bambu, seixos… Traga a natureza para perto escolhendo móveis e acessórios feitos de materiais naturais.
- Paredes vazias? Nem pensar! Capriche na decoração das paredes com quadros, pôsteres, enfeites e até um jardim vertical – por que não?
- Procure criar uma iluminação aconchegante, o que favorece o uso da varanda também ao anoitecer. Por exemplo, um cordão de luz, decora e clareia o espaço. Da mesma forma que velas também são sempre bem-vindas por criarem uma atmosfera única.
Por fim, como é a sua varanda? Conforme a sua necessidade, que função dará a ela? Bem como, quais destas boas ideias colocará em prática? Enfim, conte para a gente aqui nos comentários!
Atualização do post publicado em 17/01/2019 | Fotos: Reprodução/Pinterest.
No Comment