perdizes

Ah, as casas de vila… Muita gente tem um carinho especial por esse tipo de imóvel que, por sinal, anda cada vez mais raro na cidade. Mas, qual é o motivo desse fascínio todo?

Bom, cada um tem o seu, claro, mas é comum ver pessoas que sonham em morar numa vilinha por causa de certa nostalgia do tempo em que a cidade era mais tranquila, em que crianças brincavam na rua e todo mundo conhecia os vizinhos, pelo menos pra pedir sal emprestado! Além da sensação de segurança e tranquilidade que essas casas costumam oferecer, bem diferente do tumulto de morar numa casa de frente para uma avenida movimentada. Ter um jardinzinho na frente, deixar a porta aberta durante o dia, largar a bicicleta sem cadeado à noite sem a menor preocupação… Tentador, não? Mas, pra quem se interessou, vale a pena pensar em alguns fatores importantes.

jardim américa

O principal é avaliar se toparia viver numa casa geminada, porque a maior parte das casinhas de vila é assim, ou seja, nada de janelas laterais! A entrada de luz costuma ser somente pela frente ou pela parte de trás. Segundo, decidir se vai mantê-la do jeito que está ou se vai encarar reforma, que é o que muita gente faz pra deixá-la mais moderna e adequada às duas necessidades. Tem quem coloque a casa abaixo mesmo!

Outra coisa é pensar se você se encaixa no perfil tranquilo dos moradores de vila, normalmente solteiros, casais jovens e pessoas de idade. E, por fim, considerar o preço, já que uma casa de vila pode custar até 30% a mais que uma de rua, e é cada vez mais cobiçada!

Gosta da ideia?

Por Casas Bacanas.