56c0dbf7f266050da063007471e1ce4a

A varanda dá uma sensação de liberdade pra quem vive em apartamento. Muitas têm uma vista incrível e, de qualquer forma, são uma maneira de respirar um pouquinho de ar fresco e até de ter algum contato com a natureza, já que muita gente aproveita pra colocar vasos ou mesmo deixar água e comida para os passarinhos. O problema é que os apartamentos estão ficando cada vez menores… E não tem jeito, várias pessoas acabam recorrendo ao fechamento da varanda para ampliar o espaço.

É uma opção, mas, antes de tomar essa decisão, vale a pena considerar alguns detalhes. Para começar, varandas são boas soluções térmicas para a circulação do ar dentro dos apartamentos, o que é perdido quando elas são fechadas. Além disso, é preciso pensar em termos construtivos e lembrar que elas são lajes, ou seja, ao contrário do que muita gente acredita, não dá pra instalar jardins grandiosos, com grandes quantidades de terra, ou colocar móveis superpesados, no caso de varandas fechadas incorporadas ao ambiente. Pelo menos não sem antes consultar o projeto do prédio e um profissional!

O que ocorre normalmente é que a laje da varanda é calculada para uma sobrecarga mais leve, daí a importância de saber como ela foi projetada.

Jardins, por exemplo, são pesados por causa da combinação plantas + vasos + terra + água. Então, cuidado! Pesquise espécies mais adequadas para este tipo de espaço. E, falando nisso, a água dos vasos também precisa escorrer, né? Nesse caso, veja a localização dos ralos, se estão em pontos estratégicos pra não ter retenção. Se a varanda tiver uma parede lateral, dá até pra fazer uma hortinha vertical!

Outra solução de projeto bem bacana para o aproveitamento das varandas fechadas ou abertas é fazer uma ilha ou churrasqueira para espaço gourmet. As varandas são bem agradáveis pra receber os amigos e um ótimo espaço de lazer. Mas também é preciso saber se o prédio tem previsão para a tubulação de água e esgoto caso decida fazer uma varanda gourmet, além da questão do peso, como já falamos. Enfim, consulte um profissional.

Pensou em todos esses detalhes? Então aproveite o que sua varanda tem de melhor! E que tal conferir alguns projetos na galeria pra sonhar e se inspirar?

Imagem 1 aqui, imagem 2 via Pinterest e imagem 3 aqui.

Por Natália Noleto.

www.oppa.com.br