Chegou a primavera: a estação mais colorida do ano! Este nosso país tropical, “abençoado por Deus e bonito por natureza”, como canta Jorge Ben Jor, torna-se um espetáculo à parte com a explosão das flores pelas ruas, nos parques e também em nosso terraço, no quintal, no jardim do vizinho… Aromas e cores que também podem integrar a decoração e deixar a vida em casa mais leve e alegre, no clima primaveril. Por isso, separei 7 dicas do tipo por-que-ninguém-me-falou-isso-antes? Para preparar a varanda e curtir ao máximo essa estação.

Você sabia que a Oppa está com lançamentos fresquinhos para você decorar sua varanda? Vem ver!

Dica #1 – Convoque os materiais naturais

Se a intenção é trazer a natureza para perto, nada melhor do que se cercar de materiais naturais em revestimentos, móveis e acessórios decorativos no terraço do apartamento, na varanda da casa, no jardim com piscina. Isto é, não importa se sua área externa é tamanho P, M ou G – os materiais naturais são sempre bem-vindos.

A madeira é matéria-prima de honra de móveis e pode ser acompanhada de peças feitas de fibras naturais, como ráfia e rattan. A cerâmica natural de vasos de barro ou em paredes de tijolos também acrescenta ao ambiente o acolhedor tom de terra. Já as pedras podem comparecer em revestimentos e nos vasos de plantas em forma de seixos rolados ou cascalho.

+Veja também: não sabe como decorar varanda pequena? Aqui está o beabá para iniciantes!

Dica #2 – A praticidade dos móveis dobráveis na varanda

Os móveis dobráveis são um curinga na decoração – afinal, podem sumir do ambiente com um clique e serem guardados atrás de uma porta ou de um armário, na garagem, no canto da lavanderia… Viva a economia de espaço em ambientes pequenos!

Mesa Dobrável Jatobá.

Portanto, escolher uma linha de móveis de área externa que pode ser facilmente guardada é sinônimo de durabilidade, pois as peças não ficam à mercê das intempéries durante o ano todo. Assim, nas estações mais frias, os móveis ficam protegidos e voltam a mobiliar a varanda com a chegada da primavera! 

Dica #3 – Móveis versáteis têm tudo a ver com área externa

Baú Combine na varanda? Por que não?

Varanda pequena ou quintal de medidas enxutas primam por móveis de design inteligente, isto é, funcionais. O baú que funciona como banco, a mesa tipo bistrô com banquetas altas que se encaixam sob o tampo, o banco de madeira que substitui duas ou três cadeiras (poupando área e investimento)… 

Até os acessórios podem ser versáteis, como os futons: basta acessá-los no baú e distribuir sobre o assento de cadeiras ou diretamente sobre o piso  – pronto, a varanda está pronta para receber as visitas!

Dica #4 – Faça chuva, faça Sol

Já que estamos falando de área externa, não se esqueça do básico: tudo o que está na varanda fica exposto aos raios solares, à chuva, à umidade, ao vento… É fundamental, portanto, escolher móveis feitos de materiais resistentes às intempéries

A Linha Recanto, por exemplo, é composta de móveis de eucalipto reflorestado revestido de cera incolor, acabamento que garante vida longa às peças ao repelir água e proteger a superfície dos raios UV.

O mesmo vale para almofadas, futons, redes – tecidos impermeáveis não desbotam e são fáceis de limpar.

Dica #5 – Não se esqueça de decorar as paredes do terraço!

A varanda faz parte da casa e merece o mesmo tratamento da sala de estar, do quarto, da sala de jantar… Ou seja, capriche na decoração das paredes acrescentando enfeites, quadros e, especialmente, os charmosos jardins verticais, que colorem de verde a superfície e ainda proporcionam conforto acústico.

Dica #6 – Apoio para todas as horas

A varanda é onde curtimos a leitura do livro, bebemos um suco refrescante, batemos papo, sentamos para admirar a paisagem e a passagem do tempo. Por isso é comum logo pensarmos em mesa com cadeiras, banco de madeira, rede, tapete de fibra, almofadas espalhadas pelo espaço… Mas faltam aí os móveis de apoio, como banquetas e mesas laterais! Afinal, onde apoiar o livro ou o copo? 

Dica #7 – Curtir a primavera na varanda em boa companhia

Receber os amigos e a família para encontros no jardim é tudo de bom! Já falamos de móveis dobráveis e funcionais, que estão sempre a postos para proporcionar bem-estar a qualquer momento, não importa o número de convidados. 

A mesa do tipo bistrô com banquetas altas é uma alternativa prática para varanda pequena, pois garante o conforto e oferece suporte para copos e petiscos.

Mais uma dica top para receber em áreas externas é lançar mão do jogo americano, acessório moderno que substitui a tradicional toalha de mesa. O lugar americano é individual, agilizando a hora de pôr a mesa, e costuma ser feito de tecido fácil de limpar.

Como eu costumo dizer, “adoro ficar lá fora” o máximo possível. E, na primavera, é impossível resistir! Estas dicas nascem dessa vivência e do amor pela natureza, da valorização de todas as formas de estar na presença dela. Agora, se você não tem varanda em casa, não se preocupe: crie sua urban jungle e seja feliz!

Feliz primavera!

Atualização do post publicado em 20/09/2019.

Post por: Viví Kolér.