Ninguém se esquece de decorar as paredes de casa, mas quem lembra que o teto também precisa de um trato? Está aí algo superimportante para as casas que não têm um pé-direito alto. Usar bem o potencial criativo do teto pode mudar toda atmosfera da sua casa. Aqui a gente separou alguns truques fáceis para aumentar o pé-direito visualmente, tentando fazer o teto parecer estar mais longe do que realmente está. Afinal, quem curte se sentir dentro de uma caixa?
1. Claridade no alto
Uma boa dica é pintar o teto com um tom mais claro que o escolhido para as paredes e, de preferência, com uma tinta de acabamento brilhante.
Lembra as aulas de física? Cores claras ajudam a refletir a luz, o que dá a sensação de amplitude.
Para um efeito mais marcante, as paredes também podem ser escuras para contrastar ainda mais com o teto claro.
2. Pintar as paredes além do limite
Na hora de pintar as paredes, não pare assim que chegar ao teto: ir um pouquinho além da margem ajuda a distanciar o teto e enganar o olhar.
Na prática, você pintará uma moldura no teto da mesma cor das paredes a fim de que estas pareçam ser mais altas. O quanto você quiser ultrapassar a borda do teto fica à sua escolha.
3. Rédeas curtas para aumentar o pé-direito
Diminua o cabo das luminárias pendentes para aumentar o pé-direito visualmente! Fazer isso não só alonga o pé-direito como também impede que esse tipo de luminária faça justamente o contrário, dando a impressão de o teto ser ainda mais baixo.
Então, para não ficar só na iluminação embutida (que é ótima para tetos baixinhos), escolher pendentes com cabos curtos é uma solução top.
+Veja também: dicas de como usar luminárias de teto na casa toda.
4. Verticalização modo on!
Outra dica é decorar ambientes de pé-direito curto com uma estante vertical e alguns objetos finos e altos. Essas peças criam a ilusão de verticalidade.
Dica Oppa: escolha peças altas e que terminem antes de chegar muito perto do teto. Isso porque precisa existir um respiro entre o final da peça e o forro do ambiente. Do contrário, o tiro sai mal e o espaço vai parecer menor ainda!
Comprar já minha estante!
5. A arte da distração
Quer disfarçar algo em sua casa? Então faça as visitas não olharem para lá! Se o teto da sua casa é baixo e você não quer que as pessoas percebam isso, encha as paredes – e até o chão! – de distrações.
O melhor jeito de fazer isso é colocando objetos bem na altura dos olhos e abaixo dessa linha. Isso significa pendurar os quadros um pouquinho acima da metade da parede e adicionar objetos interessantes diretamente sobre o piso ou o tapete.
+Veja também: como decorar com pôsteres de filmes.
Se você curtiu este post, é bem provável que também vá gostar destas ideias de como aproveitar bem espaços pequenos.
Fotos: Pinterest. / Atualização de publicação original feita em 21/3/2014.
No Comment