vazio

Bem que a gente gostaria, mas impedir o barulho do lado de fora das janelas é impossível! Ainda mais nas grandes cidades, com essa imensa frota de carros, construção civil, ensaio de bateria do vizinho, etc… Agora, o que dá pra fazer é equipar a casa e o apartamento para que tudo isso incomode o mínimo possível!

Acredite, tem como!!! Chama-se projeto acústico e tem muito a ver com a escolha de materiais. E você nem vai precisar forrar o apartamento com espuma…

É como quando entramos em um imóvel vazio. Mesmo quando falamos baixo, o volume da nossa voz fica bem mais alto, o que normalmente acontece pela presença de materiais duros: tijolos da parede, o taco ou o porcelanato do piso, a laje ou o forro de gesso no teto, tudo isso entra nessa categoria. O som da nossa voz “bate” nesse tipo de material e é refletido várias vezes, como num bate e volta, até ficar mais fraco e perder energia. Como o lugar está vazio, ele não encontra nenhum obstáculo, como um sofá, no meio do caminho e reverbera, às vezes até com eco.

Foi um pouco com esse raciocínio que resolvi compartilhar 5 dicas para te ajudar a diminuir a barulheira, seja ela feita em casa ou do lado de fora!

Dica 1- Vedação das janelas. Uma escolha adequada da janela pode reduzir bastante o ruído externo, como a tal obra da construtora ao lado… Verifique se as folhas das janelas estão bem vedadas e, se as borrachinhas não estão desgastadas, porque isso diminui bastante a capacidade de isolamento.

GSE_9497

Dica 2- Substitua persianas por cortinas, ou instale as duas opções juntas. A combinação persiana + janela com problemas de vedação vai deixar todo o som passar. Já a cortina grossa, quando fechada, não isola de vez o som do lado de fora, mas ajuda bastante a diminuir os ruídos porque absorve parte deles, tanto de fora pra dentro quanto de dentro pra fora. Uma cortina blackout é uma boa solução!

Dica 3 – Vizinho reclama do barulho do seu sapato mesmo ele não tendo salto? Mais uma vez, a culpa é dos materiais duros! Esse somatório do piso (taco, tábuas, cerâmica, etc.) com a laje intensifica o toc toc da pisada, pois o ruído de impacto é transmitido pelos materiais duros com muita facilidade. Para resolver, a saída mais rápida é pegar o hábito de deixar os sapatos na porta. Ou então, usar materiais maleáveis como um tapete grosso para amortecer o som. Ainda tem como fazer obra? Então considere instalar uma manta entre a laje e o piso. Essa é a solução ideal.

tapete_doria_150x200_amarelo_1

Dica 4 – Esta é perfeita pra quem tem sono leve! Pense no quarto como um imóvel vazio. A ideia aqui é balancear a quantidade de materiais duros e de outros que absorvam o som, como estofados, almofadas, etc. Um ótimo aliado é o painel para televisão! Aquela folga de uns 10 cm do painel o transforma em um objeto absorvedor especial, permitindo que o som chegue com menor intensidade ao quarto vizinho (menores frequências do som).

Dica 5 – A cabeceira da cama revestida com tecido pode ser mais eficaz que a cabeceira de madeira pintada em laca, pois materiais macios, porosos e fibrosos têm mais capacidade de absorção do som. Nas paredes, a presença de quadros com tela (sabe os furinhos?) é uma boa solução. E, somando cortina + mais edredon + mais tapete…Tudo isso faz com o som produzido dentro do ambiente penetre nessas superfícies, sendo absorvido e voltando com uma intensidade bem menor para o espaço.

Imagem 1 via The Loushe / Imagem 2 Tapete Franco / Imagem 3 Almofadas Oppa / Imagem 4 Cabeceira Cavalieri

Por Natália Noleto.

www.oppa.com.br