Donas de vários nichos e prateleiras, as estantes já nasceram com a proposta de guardar e organizar. Acontece que, na correria nossa de todo dia, o desafio é manter elas próprias bonitas e organizadas o suficiente para incorporá-las na decoração da sala. Quer ajuda com o ponta pé inicial para organizar estantes? Aqui a gente dá algumas dicas.

Use organizadores

Estante funcional é aquela que abriga muito mais que livros. E, nesses casos, não tem jeito: sempre sobram objetos pequenos e isolados que se perdem nas prateleiras. Para resolver, a dica são os organizadores, como caixas, porta-lápis e bandejas. Eles agrupam tudo ao mesmo tempo que ajudam a decorar a sala.

Mudar a posição dos livros

Deixar todos os livros retinhos, um ao lado do outro, dão aspecto de biblioteca séria. Para quebrar um pouco a monotonia, vale a pena deixar alguns deles empilhados, principalmente os que são grandes e bonitos, como as publicações de arte. Fica charmoso e cria uma superfície de apoio, o que é bom pra próxima dica.

estante-pacaembu-organizar

+Veja também: 5 truques para aumentar o pé-direito

Coloque objetos coloridos e inesperados

Ainda no clima de deixar a estante mais casa e menos biblioteca, uma das coisas mais legais é enchê-la de objetos diferentes e coloridos a fim de criar contraste. Assim, o móvel fica interessante e vira ponto de destaque na decoração. Coloque objetos em cima das pilhas de livros, na frente, isoladas em um dos nichos, por aí vai!

Para organizar estantes de um jeito único, acrescente às prateleiras quadros, canecas, porta-retratos, toy art, máquina fotográfica ou mesmo os organizadores.

Dê um toque natural ao organizar estantes

A internet está cheia de tutoriais para fazer um jardim vertical. Quer um jeito mais fácil? É só distribuir alguns vasinhos com plantas pela estante. Além de darem uma cor a mais, eles também ajudam a trazer leveza ao ambiente.

organizar-estante-basel

Comprar já minha estante!

Curtiu as dicas? Então boa sorte na organização da sua estante!

 

Fotos: Oppa / Atualização de publicação original feita em 1/7/2014.