Iluminação na sala de jantar: comece pelo começo

Não caia em ciladas! Nem sempre é necessário um lustre gigantesco, ofuscando o restante da decoração da sala de jantar. Aqui vão algumas dicas:

  • Mesas redondas: a luminária pendente média e de apenas uma cúpula se destaca. Experimente deixá-la 90 centímetros distante da mesa e se surpreenda com o resultado.

A Mesa de Jantar Eme – redonda – ganhou a companhia de um lustre pendente no mesmo formato. Foto: Oppa.

  • Mesas quadradas: esse formato de mesa é supercontemporâneo. Então que tal adicionar um lustre rococó para quebrar os traços retos?

 

  • Mesas retangulares: experimente os pendentes mais exuberantes ou de maior dimensão. Outra possibilidade é criar um conjunto de duas a três luminárias pendentes sobre a mesa – essa é uma jogada descolada e de muito estilo. 

Comprar já minha mesa de jantar!

O segredo do equilíbrio ao fazer iluminação

Vou contar um segredo para você: não precisa exagerar. A decoração em si e a luminária pendente podem – e devem – ser as protagonistas da vez. Escolha uma luminária (ou um conjunto de pendentes) para brilhar. O foco da luz deve ser um só para não ficar informação demais no ambiente.

O básico que faz toda a diferença > Luminária Pendente Lira.

 

+ Veja também: Não cometa este erro ao fazer a iluminação da sala de estar! Aprenda o beabá aqui

 

Modelos de luminárias para todos os gostos

As cores são sinônimo de alegria quando falamos em decoração. Seja em um vaso de flores, seja até na escolha das louças, elas fazem toda a diferença também na sala de jantar. Geralmente os tons claros para as paredes e móveis são a escolha da maioria, pois tornam o ambiente agradável, e dessa forma fica mais fácil colorir de forma descontraída. Com essa base definida, dá para adicionar a luminária que mais combine com sua sala. Não faltam modelos dos mais variados – escolha a sua!

Top 3 da Oppa

 

 

 

Confira todas as nossas luminárias de teto

+Veja também: dicas de como usar luminárias de teto na casa toda

Que lâmpada usar?

A iluminação na sala de jantar pede aquela claridade amarelada confortável, que não ofusca os convidados à mesa e ilumina de forma agradável para animar a conversa. Mesmo as lâmpadas de LED possuem temperatura quente atualmente e há, inclusive, modelos dimerizáveis. 

 

+Veja também: tudo que você precisa saber sobre iluminação de quarto de casal

 

Ficou alguma dúvida sobre iluminação na sala de jantar? Deixe aqui nos comentários.

 

Fotos: Reprodução/Pinterest