Captura-de-Tela-2014-04-02-às-5.09.10-PM

Quem já viveu uma paixão sabe que ela toma conta da vida toda. Com design não é diferente. Quem ama, não deixa o design só na decoração, leva pra onde puder. E quem ama design, adora estar perto de outros apaixonados. Por isso, a gente adora criar parcerias aqui na Oppa. E, quem melhor que a Farm pra levantar com a gente a bandeira de uma vida mais prática, bonita e colorida?

A última que a gente aprontou, foi o Colore. No ano passado, em julho, lançamos um concurso que aconteceu via Youtube. O prêmio foi a reforma de um cômodo da casa do ganhador. No fim, uma das pessoas que levou a melhor foi a Mari, que teve seu quartinho minúsculo de 7 m² totalmente reciclado! Quem vê o espaço hoje, lindo como está, não consegue imaginar como era antes. Pra ver esse passado, só vendo o vídeo.

Aí você pergunta: “Se o concurso são águas passadas, por que cargas d’água me interessa saber dele?” (Obs.: A gente espera que o uso duplo da palavra “água” não afete o reservatório Cantareira). Bom, por duas razões.

Primeiro, pra você aprender a ficar ligado nas fanpages da Oppa e da Farm no Facebook e não perder oportunidades como essa. Segundo, porque dá pra tirar boas dicas da reforma que o povo da Farm fez no quarto da Mari – tipo essas aqui, ó:

02

1. Novos chãos

Quando você têm muita coisa pra guardar, mas mora num espaço pequeno, bem rápido você percebe que Newton tava certo – dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço. Então, se o chão já foi todo ocupado, o jeito é usar o ar. Como? Criando novos patamares. No apê da Mari, a equipe Farm apostou no cabideiro de parede, na prateleira sobre a porta e, claro, na cama suspensa.

Pra adotar essa última ideia, é bom ter um pé-direito com mais de 2,5 m e chamar um marceneiro, pra que fique bem seguro.

2. Cabeça erguida

Pintar a parte alta da parede ajuda a direcionar o olhar. Com a cabeça distraída, a visita não foca no tamanho limitado do quarto. Além disso, quem olha pra cima, não vê o trânsito de objetos que lota o espaço mais perto do chão. A equipe da Farm escolheu jogar um amarelo claro na parte de baixo do quarto pra que o tecido florido, que fica no alto, pudesse chamar mais atenção.

03

3. Noção de proporção

Já que você não tem todo o espaço do mundo pra organizar as suas coisas, o jeito é ser muito eficiente e não gastar vazios à toa. Pra isso, o melhor é ter móveis menores, que encaixam certinho nos buracos. Colocar um armário grande e tirânico num quarto pequeno, só faz o ambiente parecer menor ainda. Então, fragmente, divida, aproveite.

Para guardar as roupas da Mari, as meninas da Farm colocaram lado a lado, a arara Infinito e duas cômodas Friso. Até parece que aquele cantinho tinha espaço de sobra, olhando agora. Poxa, são três móveis!

04

4. Unidos venceremos

Não dá pra deixar os bibelôs decorativos ocuparem o espaço da mesa onde tem que ficar o laptop. Nos quartos pequenos, as coisas úteis dizem “ou eu ou ele!” Mas também não dá pra deixar o espaço de trabalho chato e sem charme. Então, a solução é fazer o útil ser bonito. Cestinhos simpáticos, por exemplo, podem juntar e esconder as coisas úteis mais feias. Organizadores bacanas salvam a vida – e na Oppa tem um monte deles.

01

06

08

07

05

09