Edifício Louveira, João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi

Até hoje, João Batista Vilanova Artigas continua sendo um dos grandes nomes da arquitetura brasileira! Conhecido como Vilanova Artigas, ele nasceu em 1915, em Curitiba, mas foi em São Paulo onde deixou sua marca, seja pelo conjunto da obra presente na cidade, seja pela importância que teve na formação de toda uma geração de arquitetos no movimento conhecido como Escola Paulista.

Quer uma prova da importância dele? É só constatar como mesmo quem nunca pisou na terra da garoa já viu pelo menos um dos projetos de Vilanova Artigas: O Estádio do Morumbi! Também são dele outras obras marcantes como o Edifício da FAU-USP e o Louveira, em Higienópolis. Mas, o mais bacana é que a influência dele foi muito além de suas construções!

estádio do morumbi

Artigas se formou como engenheiro arquiteto pela Escola Politécnica de São Paulo, onde desenvolveu um enorme interesse pelo desenho, elemento que viria a ser um dos traços mais presentes em seu trabalho. A paixão era tanta que levou o arquiteto a integrar o chamado Grupo Santa Helena, formado por vários artistas de vanguarda brasileiros, incluindo Alfredo Volpi.

Já formado, Artigas se tornou professor da Escola Politécnica, fazendo parte do grupo de professores que deu origem à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. E continuou a fazer mudanças! É de sua autoria, por exemplo, o projeto de reforma curricular implementado na década de 60 que acabou por dar um novo valor ao profissional formado pela FAU. Além disso, a reforma também foi superimportante pra definir novas práticas e abrir novos mercados para esses arquitetos, associando a eles áreas como o desenho industrial e a programação visual.

Em 1969, por causa do regime militar, Vilanova Artigas foi afastado da FAU e obrigado a se exilar no Uruguai até 1979, quando retornou à faculdade! Lá, continuou lecionando até o fim da vida, em 1985 . Um exemplo de amor pela profissão!

fau

Imagem 1 aqui / Imagem 2 aqui / Imagem 3 aqui.

Por Casas Bacanas.

www.oppa.com.br