IMG_7891rs

Tem coisas na vida que parecem inacessíveis para nós, mortais assalariados, mas ter uma casa prática, linda e planejada não é apenas para os herdeiros da coroa real. Claro que o tamanho do orçamento quase sempre é proporcional ao tamanho do apê, mas desde quando pouco espaço limita o bom gosto?

Quer um exemplo? Este apê de 28 m² tá aqui pra comprovar ;)

Quem mora nele é uma artista plástica. Ou seja, uma pessoa apaixonada por tudo o que é bonito. Por isso mesmo, quando ela decidiu se instalar nesse flat super compacto em Moema, não deu pra deixar pra lá, era preciso fazer algumas mudanças. E foi aí que entrou a dupla dinâmica da Arquitetura Paralela com um projeto cheio de boas soluções pra quem não pode abrir mão de nenhum metro quadrado dando sopa.

Primeira mudança? Derrubar portas e paredes. É que um grande erro de apês pequenos é esse: achar que mesmo que eles tenham a metragem de um cômodo só, tem que caber vários cômodos dentro dele. Pra cortar divisórias e colocar os ambientes pra conversar, a Paralela usou até o mesmo piso.

IMG_7910rs

Outra coisa que pautou o projeto e que vale pra todo mundo é pensar na claridade, já que ela também aumenta a amplitude do espaço. É por isso que o apê das fotos é assim: bem branquinho, com alguns toques de cor. O sol entra pelo janelão, bate nas paredes, no piso claro, em alguns espelhos bem posicionados e pronto: a casa toda fica iluminada.

Esses foram os pontos principais. “Por ser um apartamento pequeno, a integração total do espaço e claridade foram os nossos pontos de partida”, foi o que a Débora Racy da Paralela explicou.

E já que artista plástico não vive sem uma boa dose de referências, ela encheu de prateleiras e móveis multifuncionais pra caber tudo. O mais legal é que, além da maior parte dos móveis ser clara, tudo foi muito bem colocado pra aproveitar as reentrâncias naturais do apê.

Inspire-se!

Fotos: Fran Parente.

IMG_7874rs

IMG_7866rs