GSE_8217rs

Casa nova está sempre ligada à necessidade de correr atrás de sofá, cama, mesa de jantar, rack, etc. Novos ou não, eles têm que estar lá! Do contrário, não tem conforto nenhum e a gente nem chama de casa! Falamos apenas que é um teto e rola até um desconforto em chamar qualquer pessoa pra ir lá, mesmo os mais chegados.

Já que estamos em Saldão, com desconto em vários móveis e acessórios pra dar jeito nisso tudo, resgatamos um livro superbacana da historiadora Joan DeJean que toca exatamente nesse ponto. É O Século do Conforto: Como os Parisienses Descobriram o Casual e Criaram o Lar Moderno.

conforto_IMG_ORIGINAL_1

A autora conta que essa descoberta aconteceu lá em meados dos séculos XVII e XVIII, quando, inspirada na nobreza, a burguesia de Paris passou a fazer uma divisão maior entre o que era público, o que era privado e o que era privado mesmo!!! Porque antes disso nem a separação dos ambientes em sala, cozinha, quarto e banheiro existia!

Nessa época, também surgiu a mobília básica da casa moderna, como a cama e o sofá, que falamos no primeiro parágrafo. Mas, o mais legal é reparar como o sofá já era um dos móveis principais, ocupando o espaço central da casa na sala de estar. Isso sem televisão, videogame ou qualquer outra distração moderna, só pra conversar!

Aproveite pra ler numa poltrona confortável! ;) Passa no site da Oppa!

Imagem 1: Divulgação.

www.oppa.com.br