aparentes

Esta semana estava procurando referências de materiais para projetos.  Depois de estudar alguns conceitos, sabe o que me deu muita vontade de especificar? Exatamente, tijolinhos!!!

Tijolos cerâmicos são materiais básicos da construção civil feitos através da moldagem, secagem e cozimento da argila. Material com preço acessível no mercado, ele pode ter vários acabamentos, proporcionando diferentes conceitos.

Uma curiosidade: essa característica de tijolo aparente surgiu na Inglaterra industrial, onde muitas fábricas possuíam fachadas cobertas por tijolos que escondiam o ferro ou concreto armado. Esse estilo de fachada se consolidou em vários países como Estados Unidos, Bélgica, Alemanha…

gourmet tea

E como o tijolo aparente virou moda na decoração? Foi a partir da década de 50, quando artistas e estudantes invadiram espaços industriais abandonados e fixaram residências, originando os conhecidos “Lofts”. Desde então, os tijolinhos industriais se tornaram o  “charme dos interiores”.

Olha só o que encontrei para colocar na galeria de imagens! Na ordem, tijolinhos brancos da The Gourmet Tea, aparentes, pintados de preto no Salão Retrô, desgastados, na fachada de uma residência alemã e uma foto da Biblioteca Britânica, em Londres.

E aí, posso usar os tijolinhos?

Até o próximo post!!!

Imagem 1, 3 e 6 aqui. Imagem 2 aqui. Imagem 4 aqui. Imagem 5 aqui.

Por Natália Noleto.

Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa