tumblr_m6e4wcOvTW1qa0q13o1_500

Dia dos Namorados não é nada sem uma trilha sonora personalizada! Não leva jeito para DJ? Tudo bem, nós resolvemos seu problema!! Quem assina o post de hoje com dicas pra você montar sua playlist é a Alice Coutinho. Ela é produtora cultural e uma das idealizadoras do Uia Diário, um blog super bacana que traz diariamente informações sobre shows, exposições, festas e vários outros eventos culturais de São Paulo. 

Desde a época das fitas cassetes, fazer uma mixtape é demonstrar carinho especial por alguém. E tem presente mais legal do que aquele que foi feito pensando em você?

Se você nunca fez uma mixtape, aqui vão algumas dicas:

– Pra começar, pense nas músicas que a pessoa a quem você está dedicando goste, e/ou que tenham história na sua relação com ela. Ou seja, aquela que vocês ouviram juntos no primeiro beijo, que dançaram na primeira festa ou de um show especial que assistiram juntos. Essas são sempre fundamentais estarem presentes!

– Acrescente outras que você queira dedicar a ela. É aí que você vai dar o tom da mixtape. Pode ser mais romântica, mais sexy, mais divertida, mais dançante, etc. Depende do clima que você quer criar.

– A partir daí, faça a lista – no papel ou no computador -, coloque todas as músicas em uma mesma pasta e organize na ordem que quiser. Alguns preferem causar surpresas, outros fazem uma ordem mais harmônica – músicas mais lentas na sequência, que vão ficando mais agitadas ou o inverso.

– Aí é só decidir como vai finalizar! Se é pra tocar durante o jantar, pode organizar essa lista no iTunes ou programa de música de sua preferência e dar play! Ou importe a listinha pro iPod ou celular. Se preferir dar de presente, pode gravar um CD ou mandar por e-mail.

Na internet existem alguns sites que permitem importar a mixtape, como o Mixcloud, mas nesse caso é preciso habilidades mínimas em programa de edição como o Garage Band, para colar todas as músicas em uma só. Ou então zipar a pastinha e jogar em um programa de transferência de arquivos, como o WeTransfer.

Esse papo tecnológico parece tirar o romantismo da coisa toda, mas não! O carinho está lá em toda a escolha e no gesto em si, na dedicação dispensada à seleção.

Mas, se você preferir os meios físicos, dizem por aí que as fitas cassetes estão de volta! O embrulho, a capinha e a dedicatória ajudam ainda mais o presente a ser inesquecível! ;)

Let’s play that!

Por Alice Coutinho – Uia Diário

Imagem: Larice Barbosa / Acalental

Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa