Como diz a famosa citação, “uma casa sem livros é como um quarto sem janelas”. E já que hoje comemora-se o Dia Nacional do Livro – e a gente adora olhar para o lado de fora – montamos uma lista com dica de cinco títulos recentes pra você se jogar na leitura e adicionar à coleção na prateleira ;)
A Moda Imita a Vida, de André Carvalhal (Estação das Letras e Cores)
Acompanhar livros de negócios é sempre uma boa forma de buscar insights pra aplicar no trabalho e no próprio empreendimento. Ainda mais quando o autor do livro conhece muito bem o mercado brasileiro, como o André Carvalhal da Farm!
Como gestor de marketing e conteúdo de uma das marcas de moda mais queridas e cheias de personalidade do Brasil, em A Moda Imita a Vida ele fala sobre construção e posicionamento de marcas de moda. Outra coisa legal é que o livro também conta com várias entrevistas e histórias de profissionais do mercado, como Ronaldo Fraga, Isabela Capeto e o Oscar Metsavah, da Osklen.
Sete Anos, de Fernanda Torres (Companhia das Letras)
Sete Anos é o segundo livro da atriz, que surpreendeu e conquistou muitos admiradores com o lançamento do romance Fim, no ano passado. Com uma proposta diferente, a nova empreitada reúne vários textos publicados desde 2007 em jornais e revistas como Veja Rio e Folha de S. Paulo, todos eles com o bom humor e a inteligência que são marcas da Fernanda tanto na escrita quanto nas telinhas.
O novo livro também traz o texto inédito “Despedida”, no qual a atriz fala sobre a morte de seu pai. A crônica foi escrita em 2008, mas só agora a atriz se sentiu pronta pra compartilhá-la com seus leitores.
Segundo Eu Me Chamo Antônio, de Pedro Gabriel (Intrínseca)
Sai agora, em novembro, o segundo livro do Antônio, alter ego do escritor e artista Pedro Gabriel. São várias ilustrações inéditas com as frases contemplativas e escritas na letra super característica do autor.
Além dos trabalhos feitos em guardanapo, uma das marcas registradas de Antônio, o segundo livro também traz o registro de outras técnicas, como xilogravura, nanquim e colagens. Lançamento previsto pra 12/11.
Relançamento da obra de Murilo Mendes (Cosac Naify)
Manoel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade todo mundo conhece. Mas já leu a obra de Murilo Mendes? Se a resposta é não, tá na hora de mudar isso com a série de livros que começou a ser lançada em setembro, pela Cosac Naify. Considerado um dos principais autores nacionais, sua obra, que estava fora de catálogo há algum tempo, vai ganhar edições super caprichadas, com direito a ilustrações, até 2015.
Por enquanto, já dá pra comprar Antologia Poética, organizada por Júlio Castañon e Murilo Marcondes de Moura; Poemas, primeiro livro de Murilo Mendes; A Idade do Serrote, livro de memórias; e Convergência, último livro de poesia que ele publicou.
Não sou uma dessas, de Lena Dunham (Intrínseca)
A literatura internacional também entrou pra nossa lista com o aguardado lançamento do primeiro livro de Lena Dunham, criadora, produtora e faz-tudo no seriado Girls, da HBO. Assim como a série, o livro também trata dos percalços enfrentados na fase dos vinte e poucos anos em tom confessional, bem humorado e sincero. Os assuntos explorados vão desde relacionamentos até carreira e problemas de autoimagem.
A chegada nas livrarias tá prevista pro dia 14/11!
No Comment