Na semana do Meio Ambiente é muito importante lembrar coisas que deveríamos ter em nosso hábitos.

Alguns profissionais do design materializam atitudes que deveríamos ter sempre em nossas vidas. Separamos o perfil de três designers nacionais que trabalham de forma consciente e vêem o meio ambiente como um aliado às suas criações.

O carioca João Bird foi o primeiro designer nacional a produzir móveis para comercialização com materiais reciclados. Depois de 10 anos na Amazônia começou a aplicar suas técnicas em reutilizáveis e fabricar os móveis somente com madeira de reflorestamento. Atualmente ele dá palestras e ministra cursos na Fundição Progresso no rio de Janeiro, onde também é diretor de arte.

Botijão de gás reutilizado e madeira de reflorestamento viram uma linha infantil projetada por Bird. 

“A minha principal motivação é transmitir as pessoas um conceito estético que tem como fonte de inspiração a natureza, de modo a ressaltar e respeitar os recursos naturais”, diz Hugo França em uma conversa conosco. Sensibilidade artística e respeito à natureza são uns dos aspectos do trabalho desse designer, conhecido pela “segunda chance” que dá aos materiais. Através de muita inspiração, resíduos lenhosos descartados transformam-se mobiliário público, o resultado é incrível.

Trabalho de Hugo França no Parque do Ibirapuera. Árvores mortas ganham forma e viram bancos e mesas para os usuários do parque.

Referência no trabalho com madeira, Carlos Motta não abre mão de técnicas diferenciadas e materiais de qualidade. Desde a premiação da Cadeira São Paulo em 1987, incorporou questões ecologicamente corretas na fabricação dos seus móveis. A substituição de madeiras nativas por eucalipto de reflorestamento chamou muito a atenção sobre os novos conceitos de sustentabilidade.

Cadeira São Paulo de Carlos Motta. Vencedora do Prêmio da Casa Brasileira em 1987. Atualmente exposta no Museu do Objeto Brasileiro.

Nossos hábitos de consumo devem estar atrelados ao respeito pela natureza, então não abra mão de exigir informações sobre a procedência dos materiais do que você compra, o planeta agradece.

Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa