Por Viví Kolér

Por mais que a decoração da casa tenha a nossa cara, o quarto é o nosso ambiente mais íntimo e pessoal. É nesse recanto particular que nos recolhemos durante preciosas horas para recuperar as energias. Também costuma ser onde lemos aquele livro, vemos o seriado favorito, meditamos… Por isso, ter um quarto com cozy decor (isto é, uma decoração aconchegante) é fundamental para sonharmos bons sonhos e acordarmos dispostos a realizá-los!

Neste post, reuni 5 passos para transformar completamente o clima do quarto de forma rápida e econômica, com pequenos cuidados que multiplicarão o conforto – pode apostar!

+ Veja também: Quarto de casal – 13 ambientes de sonho
+ Veja também: 8 dicas para organizar o quarto

Passo #1: desentulhe!

Quarto aconchegante, sim; bagunçado, não. Fotos: Reprodução Pinterest.

Quem consegue relaxar em um quarto cheio de roupas, livros, revistas e objetos? Um bom começo está na máxima “menos é mais”: inicie separando aquilo que não deseja mais e descarte, doe ou venda, a depender do estado da peça.

Marie Kondo, a famosa guru da organização, recomenda fazer a seguinte pergunta durante essa seleção:

“Isto me faz feliz?” Se a resposta for sim, o item permanece. Do contrário, ganha outro destino.

Passo #2: vista o quarto com cozy decor

Tapetes, mantas e almofadas trazem mais conforto ao quarto. Fotos: Reprodução Pinterest.

Agora o quarto está livre do que não serve mais! Gosto de vê-lo como uma folha em branco, pronto para ganhar um novo clima.

A intenção aqui é enriquecer a decoração acrescentando acessórios têxteis, que personalizam o ambiente. Estou falando de vestir o quarto com almofadas, tapetes, mantas e cortinas.

Os móveis do quarto já trazem o estilo a ser seguido – móveis brancos ou de madeira aparente, por exemplo, configuram base neutra para mil e uma paletas de cores. Neste post, privilegiei quartos de estilo escandinavo: inspire-se nas lindas combinações com cinza, rosa, azul e amarelo.

Comprar já almofadas

Passo #3: iluminação que aquece

Ideias de iluminação para quarto: lustre pendente e abajures (à esquerda) e, à direita, parede da cabeceira forrada de luzinhas de Natal. Fotos: Reprodução Pinterest.

O quarto é o refúgio para desconectar e recarregar, então nada melhor do que uma iluminação suave e brilhante, em sintonia perfeita com o cozy decor. É possível conquistar diferentes cenários investindo em uma iluminação geral mais clara e acrescentar pontos extras, como abajures e luminárias pendentes.

Precisa de luz plena? Acenda tudo! Quer um clima mais aconchegante? Acione apenas a iluminação paralela.

Prefira lâmpadas de temperatura quente e intensidade moderada de forma a não ofuscar.

Para fechar este item com chave de ouro, trago outro aliado do cozy decor: as velas. o fogo crepitante proporciona relaxamento instantâneo, além de conferir charme extra ao quarto!

Iluminação gostosa tanto à noite quanto de dia. Fotos: Reprodução Pinterest.
+ Veja também: dicas de como usar luminárias de teto na casa toda + 21 modelos

Passo #4: cozy decor se faz com detalhes

Agora é o momento de acrescentar elementos decorativos que nos fazem sorrir, como um porta-retrato com uma recordação querida, uma lembrança de viagem, um pôster com uma frase inspiradora…

Romantismo na medida: rosa, cinza e telas em preto e branco, com velas no lugar de abajures – que ideia linda! Fotos: Reprodução Pinterest.
Romantismo na medida: rosa, cinza e telas em preto e branco, com velas no lugar de abajures – que ideia linda! Fotos: Reprodução Pinterest.

Trazer uma pitada de verde para o quarto é outra boa pedida, seja com um vaso de flores, seja com a plantinha favorita.

“Pense também em incorporar aromas que fazem você se sentir feliz e tranquilo”, recomenda Marie Kondo. Aromatizadores é que não faltam – há modelos elétricos, com varetas, as velas aromatizadoras… O importante é que a fragrância seja suave e agradável, como lavanda, sândalo e camomila.

Madeira, branco e azul – e o tempero verde! Fotos: Reprodução Pinterest.

Oppa! Lembre-se, sim, de adicionar detalhes, mas sem carregar o ambiente.

Passo #5: arrume – e mantenha a ordem

Arrumar a cama pode até dar alguma preguiça pela manhã, porém não tem preço quando entramos cansados no quarto e vemos a cama impecável, como um convite para dormir uma noite incrível!

Quarto feminino? Quarto masculino? Não importa: o aconchego está no cuidado com a decoração e a organização constante. Fotos: Reprodução Pinterest.

Portanto, arrume a cama todos os dias e troque regularmente lençóis e fronhas, renovando instantaneamente a energia do ambiente.

Dica top: eu adoro borrifar aromatizador nos travesseiros antes de arrumar a cama. À noite, o aroma está bem ali para me recepcionar!

Procure também manter a organização no quarto. Incluir essa tarefa na rotina nos faz perder menos tempo com grandes arrumações esporádicas, sem contar que o ambiente fica muito mais acolhedor.

Quer um quarto com decoração aconchegante? A Oppa ajuda:

Gostou destas dicas para um quarto com cozy decor? Já coloca algumas delas em prática ou conhece outras? Comente aqui embaixo!

Um beijo e até a próxima!

Post por: Viví Kolér.