Define-se como cozinha a área da casa específica para o preparo de comida. Atualmente, as cozinhas brasileiras viraram o centro das atenções para as diversas atividades de lazer e vêm se tornando um dos lugares mais aconchegantes do nosso cantinho. Mas, na história da humanidade, isso nem sempre foi assim.

Na Grécia antiga, as casas tinham os quartos organizados ao redor de um pátio central onde era realizado o preparo de comida. Esses pátios – alguns com jardins – também serviam de locais de estar para toda a família. A foto 2 traz uma típica cozinha grega reformada.

Já no Império Romano, a população não possuía cozinhas próprias e os alimentos eram preparados em grandes cozinhas públicas. Algumas pessoas até tinham o privilégio de possuir fogões de bronze, em que o fogo podia ser aceso para cozinhar, mas só os romanos ricos de verdade tinham cozinhas super equipadas comandadas por escravos. Essa dinâmica, de a cozinha não ser percebida pelos moradores da residência, ainda permaneceu até o início do século XX.

A grande mudança veio com a crise econômica dos anos 30. Os ricos continuavam a ser os únicos com empregados domésticos, mas, com a abolição da escravidão e com os homens trabalhando fora de casa, as mulheres assumiram o preparo dos alimentos. Foi aí que a cozinha deixou de ser um ambiente isolado do resto da casa, transformando-se em um espaço de convívio. Começa assim a procura pela cozinha dos sonhos, o famoso conceito dos americanos na década de 50, como mostravam os seriados de Lucille Ball (foto 3) e também a cozinha de Julia Child, nos anos 60 (foto 1).

Tirada no Henry Ford Museum, nos EUA, a foto 4 traz a montagem de uma cozinha da época!

Na década de 70, a mulher assume o trabalho fora de casa e a cozinha começa a tornar um espaço de lazer! Surge a ideia: “a cozinha é o coração da casa”!!! E como tal, hoje é comandada tanto por homens quanto por mulheres não como obrigação, e sim como lazer! Algumas cozinhas chegaram a virar uma espécie de sala de estar informal, um ótimo lugar para receber os amigos. Quer coisa melhor?

Por Natália Noleto – Arquitetura e Interiores

Imagem 1 aqui Imagem 2 aqui–  Imagem 3 aqui – Imagem 4 aqui – Imagem 5 e 6  acervo pessoal

Oppa Facebook | Oppa Twitter | Oppa Google Plus | Oppa