Listamos as mais famosas formas de fazer café que vão das mais tradicionais as mais modernas e algumas dicas simples e práticas para você montar seu cantinho do café aí na sua casa! Se liga!

Confira os diversos métodos e equipamentos para preparar o café! 

Cafeteira turca

É o método mais antigo de todos. Deixou de ser vendido por muito tempo, mas agora está de volta no mercado. O preparo é quase um ritual: adicione o pó de café bem fino juntamente com a água no Ibrik e leve ao fogo para ferver. O processo precisa ser repetido mais três vezes e, depois, o café já pode ser servido.

 

72b05ba32a0de02de97505ec1d12a71a

Cafeteira globinho
Ela parece mais fazer parte de um experimento científico. Seu preparo é todo charmoso: primeiro a água é colocada na parte inferior e o pó na superior. A chama aquece a água, que se transfere para o recipiente de cima. Depois disso, é só apagar o fogo que o café passará para a parte de baixo e estará pronto para beber.
cafeteira-globinho-com-manual-e-embalagem-originais_MLB-F-204592174_7015
Cafeteira francesa
Criado em 1852, é um aparelho clássico muito conhecido como prensa francesa. Nela você coloca o pó no fundo, mistura com a água já quente e, depois, empurre o êmbolo para baixo para que o café seja filtrado. Ainda assim, é aconselhado esperar alguns minutos para servir a bebida, dando tempo para o sedimento decantar.
fff5b13fa7662fba4ff79ef50f9c6e79
Cafeteira Italiana
Também chamada de cafeteira napolitana, é a precursora das máquinas de café expresso e ainda é o equipamento mais usado na Europa. Para fazer o café, é só colocar a água no compartimento de baixo e o pó dentro do recipiente furadinho. Depois, leve ao fogo e o café pronto ficará no reservatório de cima.
5baf40cbe0094151533de7b69469b38e
Filtro de papel
Este velho conhecido nosso foi inventado, em 1908, por uma dona de casa alemã que substituiu a toalha com que filtrava os resíduos do café por um papel mata-borrão sobre um aro de metal vazado. Algo muito próximo do que ainda fazemos hoje em dia: despejamos água aferventada sobre o pó de café colocado no filtro.
47ed07d5d8141419fa75daa326f4b288
Coador de pano
Muito utilizado em bares e padarias, esta é a forma mais tradicional de se preparar o café. Em alguns lugares do interior as pessoas ainda fazem o café assim: colocam o pó direto na água já quente e, depois, passam a mistura pelo coador. Os mais tradicionais colocam o café em um bule.
5cff4148f6f8756569e24871a0b4793d
Cafeteiras profissionais
Encontradas em estabelecimentos como cafeterias, restaurantes e padarias, os filtros destes equipamentos podem ser tanto de papel quanto de pano. Geralmente são manuseadas por  baristas e possuem mais de um bico, o que as permite tirar mais de um café por vez.
e4b2be0e88217ba69d470a5496eaa903
Máquina de café expresso
Inventada por Giovanni Gaggia após a Segunda Guerra Mundial, neste modelo a água passa pelo café moído ou em pó sob uma pressão muito forte. Existem modelos profissionais e para uso doméstico. O preparo é simples e o café bastante aromático.
cafe-happily-island-after-
Cafeteira elétrica
Este modelo tira sua preocupação de esquecer a água fervendo no fogo. Para fazer o café, você ajeita o filtro de papel em um compartimento, coloca o pó e adiciona água em outro. Quando a água atingir a temperatura certa, ela automaticamente passará pelo coador e o café sairá prontinho.
cafeteira-eletrica-14-xicarasamvox-acf-227-023590400
Máquina de café em cápsulas
As que estão mais na moda nos dias de hoje as bonitinhas e moderninhas das cafeteiras de cápsulas está em praticamente em todas as casa dos amantes de café.  O preparo é bastante simples: basta colocar água no recipiente, abrir o compartimento onde fica a cavidade própria para a cápsula ser inserida, depositar a da sua preferência (elas possuem variação de intensidade e sabor) e abaixar a tampa. Em pouco tempo o café sai bastante cremoso e na medida exata da xícara.
Screenshot_37

Aparador Arquimedes num cantinho fofo com a nossa Nespresso na Loja do Market Place.

Agora que você já sabe tudo sobre como fazer café e cafeteiras, vem se inspirar um pouco com esses cantinhos especiais pra hora do café em casa. 
O melhor jeito de decorar um espaço especial pra hora do café é que ela se destaque e seja organizada.
Escolha um móvel como um aparador, buffet,  bar ou carrinho para colocar  num local estratégico da sua casa e que combine com a sua cafeteira, e assim organizando aos poucos com uma bandeja bem modernosa que você poder ver vários modelos AQUI para servir as visitas e colocar xícaras, pratos e tudo mais. ;)
Screenshot_39Screenshot_38Curtiu o post? Então não deixe de comentar aqui em baixo, ein!