Hoje o pessoal do VivaReal lembra que a chegada do horário de verão é um bom momento para rever velhos hábitos dentro de casa 

Campanhas mostram que faz diferença para a coletividade, a cidade, o país, o planeta, quando cada cidadão faz escolhas mais conscientes no seu dia a dia ao consumir produtos e serviços voltados à sua subsistência, ao adquirir casa, móveis, acessórios, eletrodomésticos, entre outros itens. Comprar de empresas que dinamizam e introduzem conceitos sustentáveis em seus processos ajuda muito a evitar o desperdício. Outras decisões e atitudes práticas chegam a gerar uma economia relevante para a população mundial e para o próprio indivíduo. O ganho é geral.

1.  O Brasil tem se saído bem. Estudo da Ernst & Young Terco mostra que o país está em 4º lugar no ranking mundial de construções verdes, com 51 prédios certificados e 525 em processo de certificação. Prova disso é um dos imóveis em Alphaville, na capital paulista, onde o iTower, edifício corporativo recebeu o prêmio Gold na certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) – reconhecido internacionalmente.

2.  Escolher a casa construída com essa preocupação traz algumas vantagens. Vale a pena adquirir um imóvel que possui os sistemas de ventilação e iluminação natural reduzindo gasto com lâmpadas; os sensores de presença para iluminação dos halls e escadarias; as torneiras com temporizador; a medição individual do consumo de gás e água; coleta seletiva, etc.

3.  Para decorar a casa, a boa opção são empresas que se preocupam em oferecer peças de qualidade a custos acessíveis, simplificando o processo de produção e distribuição. É daí que surge o conceito smart-design que monta móveis modernos – de jovens talentos em busca de uma oportunidade no mercado. Os novos designs trazem vigor e inovação à linha de móveis com modelos funcionais para todos os ambientes atendendo, inclusive, as mudanças e os movimentos proclamados pela moda no Brasil e em outros países.

4.  Mudar dentro de casa começa com a revisão dos gastos dos aparelhos de micro-ondas, televisão, máquina de lavar louças, roupas, entre outros. Medidas como limpar filtros das máquinas e programar para usá-las uma vez por semana ajudam bastante. Outras iniciativas: verificar a borracha da geladeira e trocar se for o caso; usar lâmpadas econômicas e adequadas para cada ambiente; evitar banhos longos e ao som de uma ópera de Giacomo Puccini; desligar a luz e aparelhos quando não tiver ninguém no ambiente. Algumas dicas parecem óbvias, mas na correia quem vai lembrar que uma atitude tão insignificante pode fazer tanta diferença para a sobrevivência do planeta. 

OppaFacebook | OppaTwitter | OppaGoogle Plus | Oppa