6a00d8358081ff69e2016766b80368970b-800wi

Uma intervenção que deixa qualquer casa ou apartamento mais agradável é colocar paisagismo no espaço, mesmo que seja só um pequeno vaso de flor ou arbusto. O problema é que a manutenção faz com que muitos clientes desistam da ideia. Mas, plantas alegram as pessoas e os ambientes, por isso, resolvi compartilhar algumas dicas simples pra quem tem ou planeja ter mais verde em casa. Olha só!

Dica 1 – Crie um jardim de fácil manutenção. Coloque-o num lugar de fácil acesso para regar e, se falta tempo, prefira plantas que possuem apenas folhagens, que demandam menos cuidado.

Dica 2 – Jardim vertical! É uma dica bem interessante para varandas pequenas. Painéis e treliças são ótimos para fixar trepadeiras, além de serem boas soluções pra ajudar a reduzir o vento. Só pense na melhor posição para regar cada vaso.

6a00d8358081ff69e20168ebcbf5d3970c-800wi

Dica 3 – Drenagem da água. Quando falamos em plantas dentro de casa, pensar nisso é fundamental. Verifique os furos dos recipientes a serem utilizados e use pedaços de madeira pra ajudar na absorção. Em vasos pequenos, saquinhos de chá dão conta do trabalho!

Dica 4 – Luz natural. Para cada espécie de planta há um tipo específico de luminosidade. Há opções de plantas de pleno sol, meia-sombra e sombra. Por isso, peça orientação para a espécie ideal pro seu espaço.

Dica 5 – Ferramentas. Plantas precisam de poda, água, terra, nutrientes, etc.. Logo, precisa de alguns ítens básicos, são eles: regador, tesoura comum, tesoura de poda, luvas e pés para suporte de vasos.

abeautifulmess2

Dica 6 – Escolha do recipiente. Há vasos de todos os tipos pra comprar: de plástico, de cerâmica, de madeira, de pedra terracota… Mas também é legal usar a critividade, colocando plantas em bowls, garrafas, canecas e outros objetos da casa.

Dica 7 – Paciência e cuidado. Pra manter um jardim bonito é preciso separar um tempinho no dia para regar, deixar a terra fofa, adubar e ficar atento à manifestação de alguma praga. Com esses cuidados, suas plantas agradecem!

Imagens via A Beautiful Mess.

Por Natália Noleto.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília, Natália Noleto também é especializada em design de interiores. Por conta de diversos projetos à distância, criou o blog Arquitetura e Interiores por Natália Noleto, onde escreve sobre tendências, tira dúvidas e dá dicas de reforma e decoração. E ela está aqui no Blog da Oppa, quinzenalmente às quintas-feiras!

www.oppa.com.br