Quem anda procurando apê pra comprar ou alugar já deve ter reparado que os ambientes estão cada vez mais integrados, o que é ótimo pra ganhar espaço e receber a galera em casa. Mas a falta de paredes também gera uma dúvida: como separar os ambientes sem perder o espaço livre? Aqui vão algumas dicas que podem ajudar!

estantes-separar-ambientes-integrados

1. Estantes

Colocar uma estante entre a sala de TV e a sala de jantar é um truque muito usado e não é à toa. Além de fazer o papel de separação, as estantes também são funcionais com vários nichos e prateleiras pra organizar desde livros, objetos decorativos até jogos de louça.

Modelos vazados, como a estante Docca, da Oppa são perfeitos porque não bloqueiam completamente o campo de visão e aumentam a sensação de amplitude.

tapetes-separar-ambientes-integrados

2. Tapetes

Já reparou como os cômodos sempre se organizam ao redor de um elemento? Em ambientes integrados, o tapete consegue mudar o visual de um jeito fácil e sem ocupar espaço extra.

Como o objetivo é fazer uma separação visual, a dica nesse caso é usar um tapete que se destaque em relação piso: clarinho no piso escuro, escuro no piso claro ou colorido em qualquer lugar!

costas-sofá-separar-ambientes-integrados

3. As costas do sofá

O primeiro bom motivo pra usar esta dica é que o sofá já vai estar lá mesmo e você não vai gastar nenhum centavo a mais. O segundo é que, por ser baixinho, também não bloqueia o campo de visão. Esse é mais um motivo pra sair da mesmice e mudar o visual da sala, desgrudando o sofá da parede.

Uma dica que ajuda bastante, inclusive para espaços pequenos, são sofás em L, como o Modus.

biombos-separar-ambientes-integrados

4. Biombos

Até agora, a gente só falou sobre manter o campo de visão aberto, mas a verdade é que de vez em quando todo mundo precisa de um pouco de privacidade, ainda mais quando você divide a casa com alguém. A solução? Biombos, que dá pra esticar ou retrair dependendo da necessidade.

E pra quem leu biombo e já pensou em estampas orientais, conhece o Lapela, do studio Oppa? Ele é super básico e por isso mesmo fica legal em vários ambientes. Dá uma olhada aqui no nosso site pra conhecer! (link)

biombo_lapela_azul_5