Metrópoles não param! Têm sempre gente indo e vindo de outros países, estados, cidades… Isso é ótimo para deixá-las ainda mais ricas e em movimento. A equipe do Portal Imobiliário Viva Real vem obeservando o perfil dessas pessoas que querem morar nesta loucura chamada metrópole e garante: a urbanização mexe muito com o comportamento delas!
Dá para entender quando pensamos que um dia, lá em 1930, a cidade de São Paulo tinha míseros 30 edifícios!!! A maior parte ficava na região central, de onde as pessoas se mudaram por causa da poluição, do tráfego, da falta de segurança e de outros fatores superchatos.
Mas hoje o movimento é ao contrário porque a tendência, agora, é voltar a residir no centro e especialmente nos prédios mais antigos. Sabe? São aqueles das décadas de 1930, 1940 e 1950… É que, além de maiores, boa parte com mais de 100 metros quadrados, eles têm um supervalor histórico e arquitetônico. Oscar Niemeyer, João Batista Vilanova Artigas, Abelardo de Souza, Adolf Franz Heep e João Artacho Jurado são só alguns dos nomes que assinam essas obras.
E por sinal é curioso ver como alguns prédios que foram muito criticados na época da inauguração, agora são objetos de desejo, como é o caso dos edifícios de Artacho Jurado. Muito contestado por sua ousadia, é dele o famoso edifício Bretagne (foto 1), na Avenida Higienópolis, que agora tem uma fila enorme de gente querendo morar ali!
Outro bastante cobiçado é o Copan, de Niemeyer, que fica no final da Avenida da Consolação e é marcado por curvas que imitam ondas. A intenção do arquiteto era desenhar um edifício bem democrático que tivesse em suas 1160 unidades desde quitinetes até apartamentos de um, dois ou três dormitórios.
A procura por esses imóveis históricos é tanta que já virou um nicho entre as imobiliárias. Se você é um dos interessados, segue a dica: eles estão em bairros como Centro, Pinheiros, Praça da República, Higienópolis, entre outros. Mas é preciso paciência porque, se no passado eram vistos apenas como uma casa para morar, agora viraram obras de arte com status de raridade!
Também na galeria: o Edifício Louveira, de João Batista Vilanova Artigas (foto 3), e o Edifício Lausanne, de Adolf Franz Heep (foto 4). Ambos ficam em Higienópolis.
Por Portal Imobiliário Viva Real.
Imagem 1 aqui – Imagem 2 aqui – Imagem 3 aqui – Imagem 4 aqui.
No Comment