Blog Oppa

Como escolher cadeiras para sala de jantar?

“São tantas opções! Que escolha difícil!” – ah, se tudo na vida fosse assim, por excesso de opções… Pois acontece exatamente isso quando falamos em definir os móveis da sala de jantar, com a infinidade de modelos de mesas e cadeiras à disposição hoje no mercado. Mas escolher as cadeiras para a sala de jantar não precisa ser um drama – com este guia prático, você cumprirá a missão e ainda se divertirá na busca!

Comece pela mesa de jantar

É isso mesmo: por ser o móvel de maior dimensão da sala de jantar, deve ser o primeiro a ser escolhido. Faça-se as seguintes perguntas:

As respostas trazem informações importantes. Primeiro falando do espaço disponível: a mesa precisa dispor de uma área de circulação de ao menos 1 metro ao seu redor a fim de as cadeiras se movimentarem sem percalços.

Se a casa tem quatro moradores, esse é o número de cadeiras necessário no cotidiano. Deixe para improvisar nos dias de festa em vez de comprar uma mesa maior do que o dia a dia pede.

Cadeira Rosini no projeto do arquiteto Yader Elias, da Oficina 55.

Móveis práticos (de fácil manutenção), estáveis e resistentes são a chave para atender a todos os públicos, independentemente da idade. Mas é claro que beleza também se põe à mesa, portanto cadeiras de design, feitas de material de qualidade, são muito bem-vindas em salas de jantar.

Mesas retangulares e redondas são as mais versáteis para se encaixar nos diferentes formatos de ambiente. Ao redor da mesa redonda, sempre cabe um assento a mais, enquanto a mesa retangular pode ter um lado apoiado à parede no dia a dia, economizando espaço em apartamentos pequenos.

Foto: Oppa.

Dica Oppa: as mesas extensíveis são uma mão na roda em apartamentos pequenos, pois acomodam tranquilamente de dois a quatro convivas extras em dias especiais.

Mesa Extensível Juriti Amarela em sala de jantar projetada pela arquiteta Tatiana Yokota.

Siga o mapa de medidas para facilitar

Cadeiras para sala de jantar – a missão

Vamos combinar que cadeira chama mesmo a atenção na decoração, certo? Por isso vale a pena investir em peças que retratem a personalidade do dono da casa. Há modelos para todos os gostos e estilos.

Foto: Reprodução/Pinterest.

Por sinal, esses móveis devem não só combinar com a sala de jantar – que também pode contar com buffet ou aparador de apoio – mas também com a decoração como um todo, especialmente em ambientes integrados.

No entanto, o começo da busca parte de um ponto fundamental:

Foque em cadeiras que primem pelo conforto.

Ergonomia é tudo! Depois vêm as demais características. Claro que resistência, praticidade e beleza também são importantes, mas só depois de a cadeira passar pelo teste do conforto.

Lá vem o pé da mesa…

Pode parecer engraçado, mas é a base da mesa que ditará a quantidade de assentos. Portanto, fique ligado nesse ponto.

Mesa Redonda Eme e Cadeira Uma no ambiente do Studiojanela.

Dica Oppa: geralmente, mesas redondas possuem pé central, o que permite movimentar as cadeiras mais facilmente sob a mesa.

+Veja também: apartamento decorado com móveis de design, cores e ideias sensacionais

Falemos dos conjuntos de jantar!

Monte sua composição especial, com a sua cara, seguindo estas fórmulas de sucesso:

Foto: Viví Kolér.

Cadeira Rosini faz bonito na sala de jantar do Studio19 Arquitetura.

 

Mesa de Jantar Clock Branca faz par com cadeiras de madeira. Foto: Oppa.

 

O arquiteto Pietro Terlizzi escolheu a Cadeira Uma para esta sala de jantar. Foto: Revista Habitare Projeto.

 

Foto: Reprodução/Pinterest.

 

Agora, se ousadia com você mesmo, alterne cores, modelos, materiais – tudo a que tem direito! E o melhor é que dá para ir comprando as cadeiras aos poucos, sem gastar no conjunto de uma só vez.

Sala de jantar projetada pela arquiteta Elen Saravalli para a Revista Minha Casa. Foto: Luis Gomes.

 

Show de cores no conjunto com a Mesa Redonda Eme e as unidades de Cadeira Uma. Foto: Oppa.

Comprar já minhas cadeiras para sala de jantar!

Poltrona na sala de jantar

As cadeiras estofadas também fazem bonito na sala de jantar – isso porque também criam um link com os estofados da sala de estar, integrando a decoração. Mas fique atento, pois geralmente são modelos mais volumosos, ocupando mais área.

 

Uma alternativa é usar poltronas apenas nas pontas da mesa.

Mix de Cadeira Rosini e Cadeiras Uma no projeto da arquiteta Isabela Amorim.

 

Dica Oppa: cuidado redobrado com cadeiras com braços, já que pedem mais espaço e os braços precisam encaixar sob o tampo da mesa.

+Veja também: 5 salas de jantar para se inspirar e recriar

Outras alternativas às cadeiras na sala de jantar

Banquetas ou bancos são opções modernas para compor a sala de jantar. São práticos em salas pequenas e também quando chegam visitas, servindo de assento extra.

Foto: Oppa.

 

Foto: Oppa.

Caso as banquetas ou o banco escolhidos não sejam estofados, uma boa ajuda é colocar almofadas ou futons sobre o assento.

Espero que estas dicas tenham sido úteis! Vou adorar saber o que você achou.

Um abraço e até a próxima!

 

       Post por: Viví Kolér.

Sair da versão mobile