Blog Oppa

7 dicas rápidas para mudar a cara da cozinha

Cozinha - Dicas.

Primeiramente dar aquele upgrade na cozinha pode ser mais fácil do que você imagina. Além disso, há soluções rápidas que renovam a cara do ambiente sem precisar investir muito, e o resultado é surpreendente! Estas 7 dicas de reforma sem obra são especialmente válidas quando se trata da decoração de cozinha de apartamentos alugados. Que geralmente vêm com azulejos gastos, armários embutidos antigos e acabamentos de cores que nem sempre nos agradam. É hora de arregaçar as mangas e colocar as mãos à obra!

#1 Pintar o rejunte dos azulejos 

Exemplo de rejunte escuro pintado de branco.

Às vezes, o revestimento cerâmico até está com bom aspecto, mas o rejunte estraga tudo de tão desgastado que está! Embora, nada que uma boa tinta para rejunte não resolva. Há produtos específicos para essa renovação rápida, possibilitando até trocar a cor do rejunte. Ao passo que o bico aplicador facilita o trabalho e, em poucas horas, a cozinha está de cara nova.

#2 Renovar os armários com adesivos e novos puxadores

Os delicados puxadores deram um efeito especial aos armários.

Papel adesivo (do tipo contact), adesivos decorativos – escolha o material preferido e encape a parte interna (ou externa!) de armários, gavetas e nichos. Este é um jeito de alegrar a decoração da cozinha sem deixar marcas definitivas. 

Embora pareçam um detalhe sem importância, os puxadores fazem toda a diferença na aparência dos móveis. Já pensou em atualizar essas peças por puxadores mais modernos ou talvez com um quê retrô? 

Dica Oppa: se preferir, substitua os armários da cozinha! A Meu Móvel de Madeira tem uma linha que é babado.

#3 Cozinha organizada com prateleiras e estantes 

Sob a bancada, o módulo com rodízios dá aquela força à organização na cozinha.

Ter os utensílios à mão de forma organizada é o primeiro passo para uma cozinha funcional. Por isso, meça o espaço disponível e convoque prateleiras e estantes para ajudar na arrumação de pratos, talheres, panelas, travessas… Da mesma forma, em apartamentos alugados, contar com móveis de design inteligente é a melhor pedida: em caso de mudança de endereço, os móveis vão junto e se adaptam a outros ambientes sem dificuldades.

As prateleiras estreitas expõem livros de receitas, que mais parecem quadros enfeitando a cozinha!

+ Veja também: 5 receitas de água aromatizada, com truques de como fazer e decorar

#4 Decorar a geladeira

A geladeira entrou na onda da decoração com um adesivo amarelo.

A geladeira é o maior eletrodoméstico da cozinha, marcando presença importante na decoração. Para conquistar um visual estiloso, a dica é revestir a face frontal de um papel adesivo (contact) ou enfeitá-la com um adesivo decorativo interessante. Por exemplo, reserve fotos, recadinhos e ímãs decorativos para a lateral da geladeira e evite, assim, aquela bagunça visual.

#5 Caprichar na iluminação da cozinha

Os pontos de luz instalados sob os armários superiores garantem claridade na bancada.

Boa iluminação faz toda a diferença na hora de preparar os pratos. Nesse sentido, colocar pequenas luminárias de LED embaixo dos armários aéreos proporciona iluminação direta sobre a bancada de trabalho. Outra ideia é instalar luminárias pendentes em pontos estratégicos, que adicionam uma pitada de beleza à decoração da cozinha.

A luminária pendente demarca a charmosa área de refeições.

#6 Personalizar os utensílios expostos

Mais cores na cozinha!

Potes de mantimentos, vidros e utensílios que ficam expostos podem ganhar uma carinha única com uma pintura, uma faixa de tecido, washi-tape, adesivo do tipo lousa

7# Colocar uma passadeira 

Em um ambiente integrado como este, a cozinha fica em total harmonia com a sala – a passadeira ali e o tapete acolá, ambos com estampas marcantes.

Então, se o piso da cozinha não agrada, que tal cobri-lo com uma passadeira? Em primeiro lugar esse tipo de tapete, retangular e comprido, cabe perfeitamente em cozinhas estreitas, que mais parecem um corredor. E o efeito é o mesmo de um tapete na sala, isto é, as passadeiras dão um toque de cor e deixam o ambiente aconchegante! 

Enfim, todas ideias fáceis de colocar em prática, não é? Portanto, qual delas vai aplicar aí no seu lar, doce lar? Assim, conta aqui para a gente!

Um beijo e até a próxima!

Fotos: Reprodução Freepik e Pinterest.

*Atualização de publicação original feita em 22/01/2014.
Sair da versão mobile