A lavanderia normalmente não é um dos ambientes mais charmosos do mundo, fato. Escondida ali, depois da cozinha, ela não costuma receber visitas nem quando se faz um tour com os amigos para apresentar a casa. Talvez por isso, não receba também a devida atenção quando pensamos na decoração do nosso lar. Mas isso pode – e deve! – mudar.

O melhor jeito de garantir uma lavanderia bonita em casa é, claro, meter o bedelho no projeto do espaço desde o começo. Dedicar tempo à escolha dos acabamentos faz milagres, até porque as lavanderias não costumam ter muitos acessórios para ajudar a decorar. Por exemplo, é como acontece no banheiro, a boa pedida é valorizar paredes, teto e piso.

Na prática, a dica é apostar nas cores claras. Geralmente, a lavanderia ocupa um ambiente pequeno, e por isso, as cores fortes e as mais escuras causam uma sensação claustrofóbica – parece que o espaço é minúsculo e pesado. Na lavanderia, como no resto da casa, um dos segredos é levar luz e respiro.

Para guardar as embalagens dos produtos de limpeza, que normalmente não são incríveis de se ver, os armários fechados são ótimos. Mas para não superlotar um ambiente já pequeno, é bom buscar um equilíbrio entre móveis abertos e fechados. Prateleiras funcionam muito bem e podem ser colocadas nos lugares mais inesperados.

Enfim agora vem a parte mais divertida: a hora de brincar. Sobre as prateleiras você pode colocar objetos mais simpáticos, como um cesto bacana para guardar os prendedores ou um nicho maior para organizar e esconder alguns produtos. Panos de limpeza podem aparecer aqui, dobrados em uma pilha arrumadinha.

Máquina de lavar.E os eletros?

Até os eletrodomésticos podem entrar na dança. Por isso, para deixar essas máquinas frias com mais personalidade, você pode usar adesivos. E se depois de tudo isso ainda sobrar um cantinho de parede livre, que tal colocar uns quadrinhos menores e coloridos para alegrar o lugar? Por fim, sem preconceitos com a lavanderia: capriche!

Por Kika Junkeira para Casas Bacanas.

Sabe como ultimamente tem sido mais fácil encontrar quase tudo pelas redes sociais? Casas Bacanas é uma imobiliária de São Paulo que usa o Facebook para divulgar seus imóveis incríveis nas áreas mais bacanas da cidade. Eles também dão dicas e escrevem sobre arquitetura no Blog Casas Bacanas, espia lá.

www.oppa.com.br | Atualização do post original publicado em 18 de mar de 2014.